O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa hoje a coleta das informações para o Censo Agropecuário e para a Contagem da População 2007. O Censo Agropecuário vai traçar um perfil dos 5,7 milhões de estabelecimentos nos segmentos de agricultura, cultivo de florestas, pecuária, aqüicultura, apicultura, extração vegetal e beneficiamento de produtos agropecuários em todos os municípios brasileiros.
A contagem da população será realizada em cerca de 28 milhões de domicílios, em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em mais 21 municípios situados em estados onde apenas um ou dois excedem esse teto de população. O orçamento previsto para o censo 2007 é de R$ 560 milhões.
O novo censo agropecuário vai mostrar as mudanças que ocorreram no setor desde o último levantamento, realizado em 1996, como os efeitos da estabilidade nos preços dos alimentos, das políticas para estimular as exportações brasileiras e dos programas específicos ligados à agricultura familiar e à reforma agrária. A coleta de dados do censo ocorrerá até agosto de 2007 e as primeiras divulgações estão previstas para outubro.
Atualização
Na contagem, um dos objetivos principais é atualizar a população de cidades com menos de 170 mil habitantes na repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Outro objetivo é atualizar o cadastro nacional de endereços para o censo populacional de 2010.
Pela primeira vez a operação censitária vai ser totalmente informatizada com entrevistas realizadas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. Segundo o IBGE, 68 mil recenseadores participarão das pesquisas.
Os entrevistados deverão responder a cerca de 300 perguntas, incluindo dívidas agrícolas e inovação tecnológica. A pesquisa vai mapear também os assentamentos. Os recenseadores contarão com o apoio das Forças Armadas para o transporte e poderão ser identificados pelo colete, que trará, além da marca IBGE, a identidade do profissional com fotografia, e o número do telefone 0800 para o caso de dúvida.
Agência Contag de Notícias