Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
IBAMA DÁ AVAL PARA USINA ENTRE
Ibama dá aval para usina entre PR e SP
WhatsApp

05 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
ibama dá aval para usina entre

Depois de quase 20 anos de espera, a Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto, na divisa do Paraná com São Paulo, recebeu um importante aval para que finalmente seja construída. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu parecer favorável ao projeto da usina - que a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, tenta construir no Rio Ribeira do Iguape desde 1988. A hidrelétrica terá potência de 129,7 megawatts, o suficiente para uma cidade com quase 400 mil habitantes, mas toda a energia que ela gerar vai abastecer o complexo metalúrgico da CBA na cidade paulista de Alumínio. Na quinta-feira passada, outra hidrelétrica em território paranaense, a de Mauá, no Rio Tibagi, teve seu licenciamento autorizado pela Justiça.

Levando em conta a expectativa dos prefeitos do Vale do Ribeira, região mais pobre dos dois estados, um documento assinado por oito técnicos do Ibama concluiu que os impactos positivos de Tijuco Alto tendem a superar os negativos. O instituto, no entanto, fez duas ressalvas: o Instituto Chico Mendes, ligado ao governo federal, terá de analisar o problema da inundação de duas grutas da região; e a Agência Nacional de Águas (ANA) terá de conceder nova outorga para o uso do recurso hídrico do Ribeira - a atual se refere à versão anterior do projeto, que foi alterado várias vezes.

A obra enfrenta resistência de movimentos sociais, de ambientalistas e de parte da comunidade local por conta de seus impactos ambientais e socioeconômicos. Um deles é que mais de 500 famílias terão de ser removidas para a formação do reservatório. Contatada pela Gazeta do Povo, a CBA não comentou o assunto até o início da noite de ontem.

Embora o projeto ainda não tenha recebido a licença prévia do Ibama - etapa anterior à autorização para o início das obras -, o parecer favorável do órgão é visto como um passo importante para sua execução, o que preocupa ambientalistas.

"O Ministério Público Federal chegou à conclusão de que o EIA/Rima [Estudo e Relatório de Impacto Ambiental] é deficiente em relação à área de abrangência, e já havia recomendado ao Ibama que não desse licença a Tijuco Alto. O estudo feito pela CBA não avaliou fatores como os efeitos sobre a pesca e todos os demais impactos sobre a vida de quem mora abaixo da barragem", aponta Raul Telles do Vale, coordenador do programa de política e direito do Instituto Socioambiental (ISA).

Evandro Nesello, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), está participando de encontros com a comunidade do Vale do Ribeira para discutir o parecer do Ibama - que foi assinado na semana passada mas só veio a público ontem. "Uma grande companhia será a única beneficiada por essa energia, que causará um impacto enorme na região, inclusive atingindo indiretamente comunidades indígenas e quilombolas, o que é contra a Constituição", diz Nesello.

No ano passado, a CBA anunciou investimentos de R$ 500 milhões para Tijuco Alto, dos quais R$ 100 milhões serão destinados a 21 programas socioambientais. A empresa quer começar a construir a usina ainda em 2008, e espera colocá-la em funcionamento em quatro anos. FONTE: Gazeta do Povo ? PR



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico