AE Notícias
O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, entregou na terça-feira um veículo e uma moto ao Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê (Cibax). Os veículos serão utilizados para visitar propriedades e estimular a averbação da Reserva Legal nos sete municípios do noroeste paranaense que compõem o consórcio. Conforme determina o Código Florestal brasileiro, toda propriedade deve possuir, até 2019, 20% de sua área coberta com mata nativa preservada - é a chamada de Reserva Legal.
Segundo a secretária-executiva do Cibax, Veranice Paulino, os veículos - que foram cedidos por meio de um convênio entre a organização e o IAP - irão ampliar o trabalho já realizado em conjunto com o órgão ambiental na região. "Assim aumentaremos significativamente os trabalhos e acredito que em até cinco anos tenhamos as áreas de reserva legal e mata ciliar dos municípios consorciados já consolidadas e averbadas", disse. Umuarama, Xambrê, Perobal, Pérola, Cafezal do Sul, Iporã e Francisco Alves são os municípios que integram o consórcio.
O prefeito de Xambrê, Rodrigo Jarento Ziliotto, que também esteve presente ao evento, destacou que a averbação da reserva legal é fundamental para a regularização ambiental da propriedade. "Desta forma damos oportunidade ao pequeno produtor de legalizar sua propriedade gratuitamente e baixamos o custo dos procedimentos para médios e grandes produtores, o que deverá atrai-los para a legalidade", comentou.
Com iniciativas como esta, o Paraná já garantiu a recomposição de 13,4% dos 20% de reflorestamento necessário para cumprir a legislação referente à reserva legal. O número foi alcançado através da soma das áreas já cadastradas no Sistema Estadual de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente (Sisleg). FONTE: Umuarama Ilustrado ? PR