Seringueiros querem garantia do uso seguro da amônia, produto acrescentado no látex
O evento organizado pelo - Cerest - Centro de Referência do Trabalhador e pelo próprio sindicato foi realizado neste final de semana no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Participaram representantes de vários órgãos do governo, como o Ibama, Incra e Secretaria Estadual de Saúde. Durante o seminário os trabalhadores expuseram aos participantes os detalhes da sua rotina de trabalho na zona rural.
Uma das principais preocupações levantadas foi quanto ao uso da amônia na conservação do látex destinado à fabrica de preservativos de Xapuri. O produto é adicionado ao leite de seringa para que ele não coagule durante o transporte até a fábrica. A preocupação é com o contato que os seringueiros mantêm com a substância. Há dúvidas também em relação ao risco para a saúde dos seringueiros que manipulam o produto químico.
Moradores do bairro Sibéria, gleba Sagarana, assentamento Tupá e Reserva Extrativista Chico Mendes reivindicaram das autoridades da saúde um veículo traçado para fazer o transporte dos doentes dessa região e um barco tipo voadeira para transportar ribeirinhos em casos de emergência.
Raimari Cardoso
Rádio Educadora - Xapuri
Agência de Notícias do Acre FONTE: Agência de Notícias do Acre ? AC