Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ESPÍRITO SANTO
I Festival de Juventude Rural da Regional Sudeste começa amanhã
WhatsApp

28 de Abril de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
espírito santo

Vem aí o I Festival de Juventude Rural da Regional Sudeste com o tema: “Juventude do campo na luta por mais direitos, com terra e sucessão rural”! O evento, que começa amanhã (29), vai contar com jovens do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo até o dia 1º de maio. O Festival acontece na Casa de Retiro São Francisco Xavier, localizada em Domingos Martins/ES. A programação conta com palestras, atividades culturais e esportivas.

O objetivo geral do evento é constituir um marco referencial, que estimule o debate nas instâncias externas e ações governamentais, sobre direitos, políticas públicas para a juventude e sucessão rural, na perspectiva da construção de políticas estruturantes e diferenciadas que contribuam com a permanência da juventude no campo qualidade de vida. A realização do evento é das FETAGs (FETAES, FETAEMG,FETAG-RJ e FETAESP).

Para a secretária de Jovens e Políticas Sociais da FETAES, Ranielle Badiani Bianchi, que é uma das coordenadoras do evento, a expectativa é a melhor possível e deixa um recado. “Atenção Juventude Trabalhadora Rural estaremos sediando o nosso 1º Festival de Juventude Rural Sudeste, no qual nós capixabas acolheremos os jovens e as jovens das FETAG’s de Minas Gerais, São Paulo e Rio de janeiro”, destaca a secretária.

Ranielle afirma ainda que a participação de todos (as) é fundamental, pois serão abordados temas importantes para o desenvolvimento e fortalecimento da Juventude Rural como: acesso a terra, políticas públicas, sucessão rural, produção agroecológica, educação, dentre outros. Também serão realizadas atividades de esporte, cultura e lazer.

Programação

No dia 29/04,o Festival iniciara com uma mística de boas vindas com as coordenadoras das FETAGs, apos a mistica haverá a abertura oficial com a masa política do I Festival da Juventude Rural da Regional Sudeste.

Ainda na parte da manhã acontece um ato da juventude Rural no contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena com a participação da secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Mazé Morais.

À tarde, a secretária de Jovens e Trabalhadores Rurais da Contag, Mazé Morais retorna juntamente com Célia Kiffer representante do Núcleo Social da Juventude Rural/SEAG para ministrar um painel sob o tema: “Políticas Públicas e eleições 2014: desafios para a ação da juventude rural”.

Às 16 horas, será realizado o segundo painel com o tema: “Juventude, acesso à terra e sucessão rural” com as participações do secretário de Política Agrária da Contag, Zenildo Xavier em conjunto com o secretário da SRA/MDA (Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário) Adhemar Almeida.

Depois da exposição de cada painel será realizado um debate com os jovens com espaço para perguntas e respostas.

O encerramento do primeiro dia do Festival ficará por conta de uma noite Cultural, às 20 horas, onde será realizada uma integração marcada por apresentações culturais dos Estados (CEJTTR-RJ, CEJTTR-SP, CEJTTR-MG e CEJTTR-ES). Cada Estado trará uma atividade cultural e tradicional de sua região.

Já a programação do dia 30 começa a partir das 8 horas, com abordagens das experiências exitosas pós Consórcio Social da Juventude Rural “Rita Quadros” e Jovem Saber. Depois desta abordagem, os jovens se reunirão por Estado para discutirem suas próprias experiências, onde cada grupo terá 20 minutos para se apresentar.

As 9h30, os participantes vão se reunir em grupos que serão divididos por meio de 6 temas: Acesso à terra (coordenado pelo Zenildo da Contag); Educação (coordenado pela Lívia do Rio de Janeiro); Cultura e Esporte (coordenado pela Ranielle do Espírito Santo); Organização da produção da Agricultura Familiar (coordenado pelo Reginaldo do Espírito Santo); Juventude assalariada rural (coordenado pela Daiane de São Paulo); e Agroecologia (Luciano do Espírito Santo). Cada participante vai escolher o tema que quiser. Este tema será discutido entre o grupo. Nesta etapa as salas serão preparadas de acordo com cada tema através de bandeiras, banners e cartazes.

Os grupos irão apresentar os resultados através de tarjetas, que serão socializados com o restante dos participantes no plenário, a partir das 10h40. Em seguida, os jovens terão um momento de escuta para elaboração da Carta Regional da Juventude Rural da Regional Sudeste coordenado pelas companheiras da CEJTTR-MG, Maria Alves de Souza; assessora regional da Contag, Silvia D-Zan; e a secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação da FETAES, Maria Augusta Búffolo.

A programação da tarde conta com diversas atividades esportivas a partir das 14 horas. Os participantes terão oportunidade de mostrar as habilidades esportivas no futebol de campo society; vôlei; corrida 50 metros e salto a distância. Cada modalidade terá apoio de um profissional que irá acompanhar as atividades. Ás 18 horas, os ganhadores de cada modalidade (masculino e feminino) serão conhecidos e premiados com troféus e medalhas.

Às 20 horas será realizada mais uma Noite Cultural com o desfile da garota e do garoto rural onde serão avaliados simpatia, desenvoltura, beleza e elegância.

Juventude da Regional Sudeste na 9ª Edição do GTES

No dia 1º de maio, último dia do I Festival da Juventude Rural da Regional Sudeste, os (as) jovens seguem em caravanas a partir da 7 horas, rumo à Praça dos Namorados, em Vitória. Lá, eles se juntam a todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais para participarem da 9ª Edição do Grito da Terra Espírito Santo; além da caminhada pelo Dia do Trabalhador e atividades da CUT/ES. Durante o ato político no palanque oficial do evento será apresentada a Carta Regional da Juventude Rural e entregue às autoridades presentes.

FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico