Presidentes de Ceasas e especialistas do mercado hortigranjeiro debatem, em Brasília, na sede da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), de hoje até quarta-feira, as ações implementadas pelo Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro).
O encontro é coordenado pela Conab - órgão vinculado ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) -, e pelo Simab (Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil), banco de dados criado para unificar as informações do setor.
Entre julho e setembro deste ano, técnicos do Programa visitaram as centrais de abastecimento do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Foram analisadas as possíveis correções que serão feitas no sistema, a partir das sugestões dos usuários do Simab. As 57 Ceasas recebem hoje cerca de 14 milhões de toneladas de produtos hortigranjeiros. Anualmente, a movimentação financeira das centrais chega a US$ 10 bilhões.
O Programa Prohort foi criado em 2005 com o objetivo de integrar as Ceasas, por meio de acordos de cooperação técnica. Segundo o coordenador do programa, Samuel Tônia, desde a sua criação, o Prohort tem capacitado agentes e trabalhado para melhoria da gestão e infra-estrutura do setor hortigranjeiro. "Focamos as primeiras ações na criação do banco de dados. Agora vamos reestruturar o Prohort", afirmou o coordenador do programa na estatal, Samuel Tônia. (Com informações da Conab) FONTE: Midiamax News ? MS