Os assalariados e assalariadas rurais do setor da hortifruticultura no Vale do São Francisco realizaram seminário nos dias 12 a 14 de novembro. Cerca de 200 pessoas participaram da assembléia, que discutiu a pauta de reivindicações da 15ª Campanha Salarial da região. O documento formulado será a base das negociações da Convenção Coletiva 2009/2010 com a classe patronal.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Petrolina, Francisco Pascoal, faz uma avaliação positiva do encontro. Segundo ele, os trabalhadores estão mais conscientes dos seus direitos. "Os hortifruticultores estão organizados e preparados para as futuras negociações com a classe patronal e para cobrar mais respeito e cumprimento da Convenção Coletiva".
Reivindicações - O presidente do STTR de Juazeiro, Agnaldo Meira, conta que foram discutidos os avanços relevantes para a categoria no encontro, como a proposta salarial de R$ 558. Além disso, diz que as análises sobre a conjuntura econômica atual e seus reflexos na fruticultura irrigada também ajudarão nas negociações. "As estatísticas mostram que os trabalhadores rurais não devem se inibir diante do discurso de crise mundial nas rodadas", acrescenta.
A delegada sindical Simone da Silva acredita que o seminário foi valioso para a classe. "Construímos uma pauta com segurança e que trará avanços para todos os assalariados e assalariadas rurais". Os delegados e delegadas sindicais representaram 180 mil agricultores e agricultoras que atuam no segmento no Vale do São Francisco.
O Seminário de preparação da pauta de reivindicações abriu as atividades da 15ª Campanha Salarial Unificada do Vale do São Francisco. As propostas construídas pelos delegados e dirigentes sindicais serão apresentadas e votadas pelos trabalhadores rurais em assembléias regionais, previstas para 6 de dezembro em Juazeiro e dia 21 do próximo mês em Petrolina.
O evento foi promovido pelos sindicatos de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Lagoa Grande, Cabrobó (Pernambuco), Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Curaçá e Abaré (Bahia). Participaram representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). FONTE: STTR/Petrolina