É nosso dever lembrar diariamente dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Afinal, os alimentos saudáveis que chegam diariamente às nossas mesas são produzidos por eles(as) a partir de muito esforço, suor e dedicação. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 15 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais em todo o País, entre agricultores e agricultoras familiares (11 milhões) e assalariados e assalariadas rurais (4 milhões).
Apesar da importância do seu trabalho e de vários avanços conquistados ao longo dos últimos anos, como o acesso ao crédito rural, programas de compras governamentais, habitação rural, o assentamento de milhares de famílias pelo Incra, crédito fundiário, entre outros, os trabalhadores e trabalhadoras rurais ainda enfrentam enormes desafios para permanecer no campo com qualidade de vida e dignidade. Uma das maiores ameaças atualmente é a tentativa de aprovar uma reforma da Previdência (Medida Provisória 871/2019 e Proposta de Emenda Constitucional 06/2019) totalmente injusta, excludente e machista.
Uma forma de a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) demonstrar toda a sua gratidão a esses homens e mulheres do campo é lutar diariamente pela manutenção dos direitos de todos e todas, pela garantia de mais políticas públicas e por melhores condições de vida no campo brasileiro.
Viva os trabalhadores e trabalhadoras rurais! Viva os homens e mulheres que plantam, colhem e alimentam todo o País! FONTE: Direção da CONTAG