Histórico
No dia 8 de março de 2010, serão celebrados os 100 anos da declaração do Dia Internacional das Mulheres, cuja origem está vinculada à história de lutas e militância das mulheres:
● Foi em 1910, na Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhague, na Dinamarca, que Clara Zetkin propôs que o Dia Internacional das Mulheres fosse celebrado.
● Já em 8 de março de 1917, um grupo de operárias russas iniciou uma greve geral contra a fome. A iniciativa partiu das trabalhadoras das indústrias têxteis – as mais oprimidas e exploradas.
● Em 1921, o dia 8 de março foi proposto ser o Dia Internacional das Mulheres, como forma de homenagear as trabalhadoras russas que morreram defendendo os direitos das mulheres.
Trabalhadoras Rurais na luta
Para celebrar os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, as Trabalhadoras Rurais da Contag realizarão caminhadas, palestras, oficinas e outras atividades nos estados. Participarão também, em dias alternados, da 3ª. Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres em 2010.
Fiquem por dentro!
O que é a Marcha Mundial de Mulheres?
A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) nasceu em 2000, como uma grande mobilização que reuniu mulheres de todo o mundo, em uma campanha internacional contra a pobreza e a violência.
No Brasil, a marcha é uma ação nacional que conta com uma diversidade de organizações do campo e da cidade, de trabalhadoras rurais, de trabalhadoras urbanas, de movimentos populares, lésbicas, negras, estudantes.
Afirmam a importância do protagonismo das mulheres nas lutas no campo e também na cidade e a capacidade de propor alternativas a este modelo econômico que exclui as mulheres.