Continuam as atividades da XXI Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF), em Posadas, Argentinas. Nesta quinta-feira, 26 de junho, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, participou do GT de Políticas Fundiárias, Acesso à Terra e Reforma Agrária, com debates em torno da implementação das Diretrizes Voluntárias de Governança da Terra, dos Recursos Florestais e Pesqueiros, bem como sobre os projetos agroindustriais na Reforma Agrária, sendo apresentado como exemplo o caso emblemático da empresa Clementina, do Equador.
O dirigente também participou, ainda pela manhã, do GT Facilitação de Comércio. Este espaço discutiu o Selo Regional da Agricultura Familiar, a construção da proposta de um segundo Programa Regional de Compras Públicas e uma proposta de Protocolos Sanitários que será apresentado pela Argentina.
Nesta tarde, a partir das 15 horas, será iniciado o segundo Seminário Temático da REAF: Políticas Públicas de Desenvolvimento e Acesso a Tecnologias Apropriadas e Sistemas de Extensão Rural para Agricultura Familiar. Para esta mesa foram convidados vários sujeitos e será apresentada uma experiência brasileira do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), além da participação do Fernando Lopes, secretário geral da COPROFAM.
O evento está sendo realizado durante toda esta semana e reúne lideranças de movimentos e organizações sociais da agricultura familiar dos países do Mercosul. Além de Willian, a CONTAG também está sendo representada pelas secretárias de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lunas, e de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, e por dois dirigentes de FETAGs. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi