Nesta terça-feira (13), o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), sub-relator da Proposta de Fiscalização e Controle - PFC 15/2007, da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que prevê a fiscalização no mercado dos insumos agrícolas, participa de um novo encontro para debater a alta no preço dos fertilizantes. Desta vez participam da reunião representantes das indústrias, cooperativas e misturadoras de corretivos.
O deputado ressalta que diante das perspectivas de que o país deve aumentar a produção de alimentos é preciso adotar medidas para conter a alta absurda dos insumos agrícolas e suprir a crescente demanda de adubos. "Antes de falar em expansão das lavouras, o governo precisa baixar os custos e incentivar a produção nacional", destaca.
Participam da reunião o assessor de gestão estratégica do Ministério da Agricultura, Ali Saab, o secretario executivo da Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil (AMA-Brasil), Carlos Florence, além de representantes de cooperativas.
INÍCIO DOS DEBATES
Na semana passada, o parlamentar gaúcho discutiu alternativas com entidades representativas dos produtores rurais. Entre os pontos destacados estão a continuidade da isenção da Tarifa Externa Comum - TEC - para importação de insumos entre os países do Mercosul; a retirada da barreira antidumping de 13% aplicada sobre as importações do nitratro de amônia, quando originárias da Rússia e Ucrânia e o fim da cobrança da taxa Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante - AFRMM - de 25% para os insumos agrícolas importados.
A reunião será realizada, nesta terça, 13 de maio, às 14 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 5º Andar do edifício principal, em Brasília. FONTE: Portal Click Erechim/RS - 12/05/2008