O MSTTR fez importantes conquistas na 4a edição do Grito da Terra Espírito Santo. Em 2009, o governo do estado dará continuidade ao programa de habitação rural e será criado um consórcio para a juventude rural. O Incra também garantiu a regularização das terras devolutas que estão em posse de agricultores familiares. A Fetaes promoveu o evento no dia 28 de agosto em Vitória. Dois mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, de diversos municípios do estado, participaram.
A Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) anunciou a liberação de R$ 1 milhão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Oito municípios do Espírito Santo serão contemplados. A meta é beneficiar, até o final do ano, mais de 300 agricultores e agricultoras familiares para garantir a renda ou a segurança alimentar.
O movimento sindical também conquistou a criação de um Grupo Técnico (GT) a fim de rever a metodologia de compra de alimentos para as redes de ensino e saúde e adequar os cardápios às exigências do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo. O GT será formado por representantes das Secretarias da Agricultura, do Desenvolvimento Social e da Educação e deve começar as atividades ainda este ano.
Foi agendada para esta quinta-feira (4/9) uma audiência pública com representantes da Secretaria de Segurança Pública para discutir a participação de policiais do sexo feminino na lavratura de ocorrências que envolvam mulheres nas delegacias do estado. A demanda foi feita pela Coordenação Estadual de Mulheres da Fetaes e é uma das reivindicações do Grito da Terra Espírito Santo.
Fonte: Andréa Póvoas, com informações da Comunicação da Fetaes