Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONTAG ENTREGA PAUTA DO GTB
Grito da Terra Brasil alimenta os sonhos de trabalhadores/as Rurais
WhatsApp

15 de Abril de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
contag entrega pauta do gtb

Com a presença da diretoria da CONTAG, representantes das nossas Federações, das Centrais CUT e CTB, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, entregou nesta quarta-feira (15) o caderno de pauta do Grito da Terra Brasil 2015 para a presidenta Dilma Rousseff, que no ato estava acompanhada dos Ministros de Estado da Previdência, Carlos Gabas, Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto.

Antes mesmo do presidente da CONTAG, Alberto Broch, fazer sua fala, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que ao se aposentarem trabalhadores e trabalhadoras rurais passarão a ter os mesmos direitos que os urbanos, ou seja, será menos burocracia no que se refere a documentação apresentada. “Enviaremos para o relator do PL 665 emenda que garante automaticamente que os trabalhadores/as rurais sejam atendidos no que se refere a aposentadoria da mesma forma que os urbanos”, garantiu a presidenta em sua fala.

Reivindicações

Alberto seguiu pontuando algumas reivindicações demandadas por todos e todas que fazem o meio rural brasileiro.

Anseios que representam a voz e sentimento de milhões de trabalhadores e trabalhadoras no nosso Brasil, a exemplo do avanço com o Plano Safra, para o qual foram reivindicados R$ 53 bilhões para 2015/2016; melhorar a Assistência Técnica prestada aos Agricultores/as Familiares; Fortalecer a Política de Comercialização; Reafirmação da Agroecologia como fundamental para garantia do consumo de alimentos sem agrotóxico; Apoio para os sindicatos fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR); Aprofundar a discussão sobre a Reforma Agrária, tendo como ponto de partida a elaboração do 3º Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), levando em consideração dentro da temática, como o Governo Federal deve cuidar dos nossos Assentamentos e do Crédito Fundiário; Continuar com a ampliação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); Implementar a Política Nacional para os Trabalhadores/as Rurais Empregados/as (PNATRE); Reajustar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC); Entre outras conquistas como saneamento e segurança que são fundamentais para garantir dignidade e autonomia dos povos do campo, da Floresta e das Aguas.

O presidente da CONTAG ainda aproveitou a oportunidade para pedir da presidenta Dilma um olhar especial para a falta de água no semiárido nordestino e que o Governo Federal possa viabilizar que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) posso trazer projetos específicos para Agricultura Familiar.

A Marcha das Margaridas também foi lembrada pela CONTAG. “Aproveitamos para lembrar que marcha continua seguindo em todo o Brasil, se fortalecendo na base a cada dia, onde traremos no nosso caderno de propostas reivindicações especificas para as mulheres. Aproveitamos ainda pra convidá-la para a Marcha das Margaridas 2015, que traz como tema central 'Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade', ressaltou a Secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, ao fazer uso da fala.

A secretária de Juventude da CONTAG, Mazé Morais, aproveitou para cobrar respostas da presidenta Dilma Rousseff referentes aoCaderno de Propostas do Festival da Juventude Rural e registrar ainda a importância do Festival da Juventude Rural que acontece de 27 a 30 de abril em Brasília, com a presença de cinco mil jovens de todo o país. "O Festival se apresenta com um grande espaço de empoderamento político da juventude e garantia da sucessão rural.", afirmou Mazé.

Falas das Fetag´s

Presentes na entrega da pauta, dirigentes sindicais de todo país, aproveitaram para falar dos seus sentimentos em relação a entrega da pauta do Grito da Terra Brasil 2015.

“Esperamos ser atendidos (as), que o diálogo possa se estender e consequentemente tenhamos retorno do Governo Federal o mais rápido possível”, Júlio César do Sudeste.

“Que o Governo seja sensível e que assim a pauta possa avançar em temas como Crédito Fundiário e o Programa Nacional de Habitação rural”, Sérgio de Miranda do Sul.

“Que a presidenta não só assuma a pauta, mas cumpra muitos dos nossos anseios”, Maria Elizabeth do Nordeste.

“Esperamos que a pauta seja atendida para assim alcançarmos a ampla e massiva Reforma Agrária”, Antônio Batista do Norte.

“Em 2014 não avançamos como gostaríamos, mas ainda assim, renovamos nosso sentimento de otimismo em 2015”, Romildo Machado do Centro-Oeste.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico