CONTAG e Federações da Amazônia Legal fazem protesto em frente ao INCRA, à EMPRAPA e à Eletronorte
O Grito da Amazônia, organizado pela CONTAG e Federações da Amazônia Legal, tomou as ruas de Belém/PA, nesta sexta-feira (29 de julho), 2ª dia do X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA).
Na articulação da realização do Grito da Amazônia também estiveram presentes a Central Única dos Trabalhadores(as) (CUT/PA), o Movimento Sem Terra (MST), o Movimento de Atingidos por Barragem (MAB), o Movimento Popular pela Soberania na Mineração (MAM) e o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).
O Grito da Amazônia teve três momentos de concentração e de protestos (EMBRAPA, INCRA e Eletronorte).
Na EMPRAPA, os(as) manifestantes das organizações protestaram contra a privatização do órgão federal proposta pelo governo Bolsonaro. No INCRA foi questionada a paralização de políticas de fomento dentro dos assentamentos da reforma agrária e a paralização do processo de criação de novos assentamentos. E na Eletronorte, empresa liga à Eletrobras, a manifestação foi contra a atual a política de desenvolvimento adotada pela empresa de energia, que mata os(as) trabalhadores(as), privilegia o agronegócio e causa grandes impactos ambientais e ao ser humano.
“Não aceitamos a privatização da Eletrobras, nem da Embrapa, nem o sucateamento do INCRA! Precisamos que a reforma agrária avance no Brasil, que a pesquisa fortaleça a Agricultura Familiar e tenhamos produção de energia limpa e renovável, sem degradar o meio ambiente e causar conflitos e assassinatos no campo”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).
Lançada a Marcha das Margaridas 2023
Na tarde desta sexta-feira (29) também foi lançada no X Fospa, a Marcha das Margaridas 2023. “Assim como em 2019, seguimos ecoando na Amazônia, no Brasil e em todo mundo, a pauta defendida pelas mulheres do campo, da floresta e das águas. Unidas e em luta conseguiremos reconstruir o Brasil”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Além do Grito da Amazônia e do Lançamento da Marcha das Margaridas 2023, a CONTAG e Federações da Amazônia Legal organizam e participam de várias atividades autogestionadas e das Tendas durante o X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), que acontece até domingo 31 de julho, na capital paraense, com o objetivo de articular povos e movimentos sociais de diferentes países em torno de questões econômicas, sociais e ambiental relacionados a região Amazônica, como também, combater o racismo e o autoritarismo, defender os territórios e o autogoverno dos povos nas selvas, rios, campos e cidades e deter a destruição ambiental da Amazônia.
Em suas nove edições anteriores, o FOSPA sempre aconteceu em cidades amazônicas do Brasil, da Venezuela, da Bolívia, do Peru e da Colômbia, se afirmando como lugar de fortalecimento das lutas dos povos e contra o avanço neoliberal e conservador na região.
SAIBA MAIS SOBRE O FOSPA AQUI
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes