Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GOVERNO REALIZA ?OPERAÇÃO PAZ N
Governo realiza ?Operação Paz no Campo? no complexo Forkilha
WhatsApp

19 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
governo realiza ?operação paz n

Da Redação

Agência Pará

Órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará, com apoio do Exército e da Polícia Rodoviária Federal, iniciaram, às 6 horas desta segunda feira (19), a "Operação Paz no Campo" nas áreas invadidas do complexo da Fazenda Forkilha, no município de Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará.

Os efetivos deslocados para a região ocuparam as fazendas Colorado 1 e 2, a sede do complexo Forkilha e as Fazendas Manain e Bela Vista.

O Complexo Forkilha foi invadido no início de setembro por cerca de 1.000 pessoas, entre as quais integrantes de grupos armados, que, segundo a polícia, cobram taxas de agricultores e assentados no entorno da área com a justificativa ilegal e falsa de oferecer segurança.

A Operação "Paz no Campo" é realizada com autorização da Justiça. Além de mandados de prisão expedidos contra acusados de crimes na região, os policias civis e militares realizam operações de busca e apreensão. Um dos objetivos é um estabelecimento comercial localizado às margens da BR-158, suspeito de ser utilizado como esconderijo de criminosos, armas e munição.

Barreiras - Foram montadas barreiras na BR-158. Enquanto durar a ocupação da área, o tráfego está interrompido na rodovia. Todos os carros e motocicletas serão vistoriados. Veículos em situação irregular serão apreendidos.

O efetivo da "Operação Paz no Campo" é formado por 200 policiais do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar, 50 policiais civis e 20 bombeiros militares, além de técnicos do Detran e peritos do Centro de Perícia Científica Renato Chaves, do Centro Integrado de Operações (CIOP) e do Centro Estratégico Integrado da Secretaria de Segurança Pública (Segup).

A operação utiliza mais de 40 carros, dois helicópteros, um da Polícia Civil e outro do Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros, e um motoplanador da PM.

Com a "Operação Paz no Campo", o Governo do Pará mostra que não vai tolerar tentativas de poder paralelo que desrespeitem o estado de direito, a tranqüilidade democrática e a paz no campo e nas cidades.

A Secretaria de Segurança Pública ressalta que o Governo sempre manterá diálogo com os movimentos sociais organizados e legítimos, desde que resguardados sua autoridade e o estado de direito.

O Complexo da Fazenda Forkilha tem cerca de 3.500 alqueires. É formado pelas fazendas Ninho das Garças, Sede, Bela Vista, Tatá, Soledade, Bacaba, Mato Dentro e Amoreiras - as duas últimas passaram a se chamar Fazenda Manain. A área é legalizada e não é de interesse do Incra e Iterpa para reforma agrária.

A "Operação Paz no Campo" é comandada pelo coronel Luiz Ruffeil, comandante-geral da PM, e pelo delegado-geral da Polícia Civil Raimundo Benassuly Júnior, que estão na área juntamente com o coronel Walci Luiz Travassos de Queiroz, comandante do CME.

Os delegados Miguel Cunha, da Divisão de Polícia do Interior (DPI), Gilvandro Furtado, da Divisão de Polícia Especializada, Aldo Botelho, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Alberone Lobato, da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) também participam da operação.

Texto: Jorge Herberth - Segup FONTE: Governo do Pará ? PA



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico