O Governo Federal lança nesta quarta-feira , em Brasília, o Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O Programa é resultado do diálogo do Governo Federal com as mulheres brasileiras, por intermédio da I e II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Suas ações estão previstas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, lançado no dia 5 de março pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
A solenidade de assinatura será seguida de programação cultural com apresentação musical do grupo Casa de Farinha. O evento também contará com uma exposição de produtos artesanais desenvolvidos por organizações de mulheres rurais que receberam apoio das políticas públicas federais - agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, extrativistas, aqüicultoras e pescadoras artesanais.
Farão parte da mostra fotos que demostram os processos de trabalho realizados por essas mulheres, e, também, seções curtas para apresentação de filmes que tratam da organização social, política e econômica das mulheres e da relação de desigualdades de gênero no meio rural. Participarão do evento representantes de movimentos de mulheres rurais de todo o País.
O Programa é uma iniciativa que reúne, ainda, ações da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca inclusive levará ao evento o artesanato em couro de peixe e em escamas de duas cooperativas de mulheres.
O Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais será implantado prioritariamente nas áreas do Plano Social Integrado do Governo Federal, especialmente nos Territórios da Cidadania, cujo objetivo é superar a pobreza e as desigualdades sociais no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Até 2010, o Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais deverá alcançar 60 territórios.
São parceiros do Comitê Gestor do Programa, entre outros, a Comissão de Mulheres da Confederação Nacional da Agricultura (Contag), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Setor de Gênero do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a Associação Nacional de Agroecologia (ANA), o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco de Babaçu (MIQCB), o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR/NE), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), a Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste, a Rede Xique-Xique e a Rede de Empreendedores da Amazônia. FONTE: Correio do Brasil ? RJ