Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GOVERNO LANÇA PROGRAMA PARA MUL
Governo lança programa para mulheres rurais
WhatsApp

18 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
governo lança programa para mul

O Governo Federal lança nesta quarta-feira , em Brasília, o Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O Programa é resultado do diálogo do Governo Federal com as mulheres brasileiras, por intermédio da I e II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Suas ações estão previstas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, lançado no dia 5 de março pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A solenidade de assinatura será seguida de programação cultural com apresentação musical do grupo Casa de Farinha. O evento também contará com uma exposição de produtos artesanais desenvolvidos por organizações de mulheres rurais que receberam apoio das políticas públicas federais - agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, extrativistas, aqüicultoras e pescadoras artesanais.

Farão parte da mostra fotos que demostram os processos de trabalho realizados por essas mulheres, e, também, seções curtas para apresentação de filmes que tratam da organização social, política e econômica das mulheres e da relação de desigualdades de gênero no meio rural. Participarão do evento representantes de movimentos de mulheres rurais de todo o País.

O Programa é uma iniciativa que reúne, ainda, ações da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca inclusive levará ao evento o artesanato em couro de peixe e em escamas de duas cooperativas de mulheres.

O Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais será implantado prioritariamente nas áreas do Plano Social Integrado do Governo Federal, especialmente nos Territórios da Cidadania, cujo objetivo é superar a pobreza e as desigualdades sociais no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Até 2010, o Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais deverá alcançar 60 territórios.

São parceiros do Comitê Gestor do Programa, entre outros, a Comissão de Mulheres da Confederação Nacional da Agricultura (Contag), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Setor de Gênero do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a Associação Nacional de Agroecologia (ANA), o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco de Babaçu (MIQCB), o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR/NE), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), a Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste, a Rede Xique-Xique e a Rede de Empreendedores da Amazônia. FONTE: Correio do Brasil ? RJ



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico