27 de Fevereiro de 2008 - 13:23
Com o objetivo de incluir jovens e adultos agricultores familiares no sistema formal de ensino, o governo federal lançou nesta terça-feira (26), em Brasília, o Programa Saberes da Terra.
O programa pretende desenvolver uma política de educação no campo que integre ensino fundamental, formação social e profissional. "O mais importante é que o programa vai atender uma população jovem do meio rural e introduzir um conteúdo da agricultura familiar, da agroecologia e do desenvolvimento territorial", disse o secretário do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira, durante a cerimônia de lançamento.
Oliveira destacou o fato de o governo estar atendendo uma demanda do meio rural, dos movimentos sociais e das organizações do campo, que é o de ter acesso ao conhecimento como instrumento de desenvolvimento. "Hoje nós temos um trabalho no Brasil que identifica que a educação é o principal eixo de integração das ações no meio rural, seja através da escolarização, seja através de programas de formação e qualificação profissional, ou assistência técnica".
O Programa Saberes da Terra envolve os ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo Oliveira, a intenção é ampliar o acesso e permanência de jovens agricultores familiares na Rede Pública de Ensino, oferecendo oportunidade de elevação de escolaridade, qualificação social e profissional.
O programa deve abranger, inicialmente, cerca de cinco mil de jovens em 12 Estados - Bahia, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rondônia, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, contando, para isso, com a parceria das Secretarias Estaduais de Educação (Seduc) e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
De acordo com o projeto, cabe o MDA estabelecer diretrizes, dentro da organização curricular, com relação às bases conceituais da agroecologia, da agricultura familiar e do desenvolvimento territorial sustentável, na perspectiva da formação de agentes de desenvolvimento.
O MDA deve ainda garantir a articulação do Programa Saberes da Terra com as políticas de desenvolvimento dos territórios rurais, articulado com as instâncias estaduais de representação do ministério.
Pedagogia diferenciada
A proposta pedagógica do Programa Saberes da Terra foi modificada para se adaptar às condições locais e às características da vida do campo. O currículo é feito em alternância aos ciclos agrícolas, assim o jovem estuda nos períodos em que a atividade rural não requer trabalho intensivo. "A organização curricular e a metodologia do programa respeitam o ciclo de produção, a cultura do campo e possibilitam ao aluno elevar a sua escolaridade a partir da pedagogia da alternância, que tem o trabalho como princípio educativo", afirma Ricardo Henriques, titular da Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada e Diversidade (Secad), do MEC. FONTE: Agora MS ? MS