Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GOVERNO ENTREGA KITS DE IRRIGAÇ
Governo entrega kits de irrigação destinados à agricultura familiar
WhatsApp

17 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
governo entrega kits de irrigaç

A primeira entrega simbólica ocorreu na Escola Professor França, em Estância. O kit de irrigação foi destinado a uma horta comunitária escolar, para que os alunos possam ter noções práticas sobre o plantio. Eles também vão aprender os valores nutricionais das hortaliças, já que estas serão agregadas à merenda escolar.

O kit foi entregue pelo secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, à diretora da escola, Iderlei Nascimento. Ele explicou aos estudantes que um ato simples e de custo baixo representa uma atitude de reflexos significativos para a formação dos alunos. O secretário enfatizou a importância do apoio das prefeituras municipais ao projeto, explicando que um kit de irrigação pode promover a manutenção de uma família, dependendo do trabalho e da escolha da cultura a ser cultivada.

Produção

Paulo Viana destacou também o alcance econômico da distribuição dos kits de irrigação. Segundo ele, um convênio celebrado com a Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) permite que os agricultores familiares possam ter a sua produção adquirida e repassada para a merenda escolar, estimulando a atividade agrícola.

"Para estimular essa atividade da irrigação, iremos estudar uma premiação envolvendo todos os que receberam os kits. Daremos um espaço de tempo para que seja possível desenvolver algumas culturas e, através de uma equipe técnica, faremos uma visita a todos os locais onde os kits foram entregues para ver quem mais se destacou em produção e produtividade", disse Paulo Viana.

Participaram do ato os diretores do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) Jéferson Feitosa, Jodemir Pires e Antonio Bernardo Lima, os diretores do Departamento de Irrigação e Recursos Hídricos de Sergipe (Dehidro) Vander Costa e Moacir Vanderley, além de técnicos e ainda representantes de prefeitos dos municípios contemplados.

Santa Luzia

A segunda entrega de kits de irrigação foi no município de Santa Luzia do Itanhy, no Assentamento do Movimento dos Sem Terra (MST) Vitória da União. O secretário Paulo Viana foi representado pelo presidente do Deagro, Jéferson Feitosa. Segundo ele, as doações poderão ajudar a motivar a atividade da agricultura familiar.

O agricultor Edson Souza, do Assentamento Vitória da União, é um exemplo da eficiência na utilização racional do kit de irrigação. Na sua área, ele vem produzindo pimentão, tomate, beterraba e couve sem utilizar defensivo químico. A adubação é feita com esterco que vem da pequena criação de ovinos, o que direciona o cultivo para o sistema orgânico. Ele destacou o trabalho de assistência técnica do Deagro, que vem transformando o meio rural do município.

"É possível sustentar uma família com uma pequena área irrigada, mesmo que o kit possibilite apenas 1.000 metros de tubulação. É preciso escolher a cultura. No meu caso priorizei o pimentão, mantendo colheitas semanais, e tendo a certeza do mercado, a exemplo das aquisições através da Conab", disse Edson.

A vereadora Ana Cristina, que representou o prefeito de Santa Luzia, falou sobre as transformações que o Governo do Estado tem provocado, e agradeceu a implantação de um escritório do Deagro no local. "Vejo agora, com satisfação, uma equipe do Governo do Estado presente, repassando ensinamentos ao produtor rural, facilitando a vida do homem do campo e mostrando que as mudanças esperadas são verdadeiras".

A líder rural Verônica Souza, presidente da Associação do Assentamento Vitória da União, enfatizou o maior avanço que os assentados vêm conseguindo, ampliando agora as esperanças pela construção de uma identidade dos assentamentos, e contando com a assistência direta do Deagro. "Os assentamentos mudaram a estrutura de vida de Santa Luzia do Itanhy e devem mudar a cara do Estado", concluiu.

Fonte: Agência Sergipe FONTE: TV Cidade ? SE



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico