A primeira entrega simbólica ocorreu na Escola Professor França, em Estância. O kit de irrigação foi destinado a uma horta comunitária escolar, para que os alunos possam ter noções práticas sobre o plantio. Eles também vão aprender os valores nutricionais das hortaliças, já que estas serão agregadas à merenda escolar.
O kit foi entregue pelo secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, à diretora da escola, Iderlei Nascimento. Ele explicou aos estudantes que um ato simples e de custo baixo representa uma atitude de reflexos significativos para a formação dos alunos. O secretário enfatizou a importância do apoio das prefeituras municipais ao projeto, explicando que um kit de irrigação pode promover a manutenção de uma família, dependendo do trabalho e da escolha da cultura a ser cultivada.
Produção
Paulo Viana destacou também o alcance econômico da distribuição dos kits de irrigação. Segundo ele, um convênio celebrado com a Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) permite que os agricultores familiares possam ter a sua produção adquirida e repassada para a merenda escolar, estimulando a atividade agrícola.
"Para estimular essa atividade da irrigação, iremos estudar uma premiação envolvendo todos os que receberam os kits. Daremos um espaço de tempo para que seja possível desenvolver algumas culturas e, através de uma equipe técnica, faremos uma visita a todos os locais onde os kits foram entregues para ver quem mais se destacou em produção e produtividade", disse Paulo Viana.
Participaram do ato os diretores do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) Jéferson Feitosa, Jodemir Pires e Antonio Bernardo Lima, os diretores do Departamento de Irrigação e Recursos Hídricos de Sergipe (Dehidro) Vander Costa e Moacir Vanderley, além de técnicos e ainda representantes de prefeitos dos municípios contemplados.
Santa Luzia
A segunda entrega de kits de irrigação foi no município de Santa Luzia do Itanhy, no Assentamento do Movimento dos Sem Terra (MST) Vitória da União. O secretário Paulo Viana foi representado pelo presidente do Deagro, Jéferson Feitosa. Segundo ele, as doações poderão ajudar a motivar a atividade da agricultura familiar.
O agricultor Edson Souza, do Assentamento Vitória da União, é um exemplo da eficiência na utilização racional do kit de irrigação. Na sua área, ele vem produzindo pimentão, tomate, beterraba e couve sem utilizar defensivo químico. A adubação é feita com esterco que vem da pequena criação de ovinos, o que direciona o cultivo para o sistema orgânico. Ele destacou o trabalho de assistência técnica do Deagro, que vem transformando o meio rural do município.
"É possível sustentar uma família com uma pequena área irrigada, mesmo que o kit possibilite apenas 1.000 metros de tubulação. É preciso escolher a cultura. No meu caso priorizei o pimentão, mantendo colheitas semanais, e tendo a certeza do mercado, a exemplo das aquisições através da Conab", disse Edson.
A vereadora Ana Cristina, que representou o prefeito de Santa Luzia, falou sobre as transformações que o Governo do Estado tem provocado, e agradeceu a implantação de um escritório do Deagro no local. "Vejo agora, com satisfação, uma equipe do Governo do Estado presente, repassando ensinamentos ao produtor rural, facilitando a vida do homem do campo e mostrando que as mudanças esperadas são verdadeiras".
A líder rural Verônica Souza, presidente da Associação do Assentamento Vitória da União, enfatizou o maior avanço que os assentados vêm conseguindo, ampliando agora as esperanças pela construção de uma identidade dos assentamentos, e contando com a assistência direta do Deagro. "Os assentamentos mudaram a estrutura de vida de Santa Luzia do Itanhy e devem mudar a cara do Estado", concluiu.
Fonte: Agência Sergipe FONTE: TV Cidade ? SE