Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GOVERNO DO PARÁ ABRE DIÁLOGO CO
Governo do Pará abre diálogo com o MST
WhatsApp

24 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
governo do pará abre diálogo co

Da Redação

Agência Pará

"Eu fui muito criticada, principalmente pela imprensa nacional, porque não fiz outro massacre de Eldorado dos Carajás. O governo cumpriu a determinação judicial, mas a polícia usou o diálogo e não a violência. Vamos continuar agindo assim, mas não vamos tolerar os excessos, de nenhuma parte", garantiu a governadora Ana Júlia Carepa, a uma comissão de 21 pessoas, representando o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Associação dos Hansenianos do sul e sudeste do Pará e Comissão de Garimpeiros de Serra Pelada.

A declaração da governadora foi a propósito da desinterdição da Estrada de Ferro Carajás, da Companhia Vale do Rio Doce, bloqueada por integrantes do MST no último dia 18 e desobstruída, por determinação da Justiça Federal, no dia 20.

"Durante muitos anos, os movimentos que lutam pela reforma agrária foram tratados como foras-da-lei no Estado do Pará. Pela primeira vez, temos sido tratados como manda a democracia. Outros governos nos reprimiam e nos marginalizavam", disse Ulisses Manacás, da coordenação estadual do MST.

Reivindicações

A governadora Ana Júlia Carepa recebeu da coordenação as seguintes reivindicações: O MST pede ao governo do Estado que construa um amplo programa de reforma agrária; arrecadação de terras públicas, griladas por fazendeiros; aparelhamento do Iterpa; estruturação e reestruturação dos assentamentos; instalação de agroindústrias no campo; política de créditos especial para assentados em nível estadual; crédito especial para assentamentos de reforma agrária; crédito florestal; construção de escolas de ensino fundamental e médio na zona rural; ampliação do campus da Universidade Estadual do Pará, em Marabá; construção de um campus avançado no município de Parauapebas; subsídios para construção de rádios comunitárias nos assentamentos e regiões pólo; e capacitação e treinamento para jovens.

A Associação dos Hansenianos, segundo documento entregue à governadora, precisa de assistente social, médico e transporte para os portadores da doença. O presidente da associação, Antonio José Leal, disse que na Serra Pelada e em áreas de acampamentos, existem cerca de 250 portadores de hanseníase.

A Comissão de Garimpeiros de Serra Pelada quer que o governo do Estado instale postos de polícia e de saúde, ambulâncias, escolas técnicas, programa de alfabetização e, também, a instalação imediata de uma comissão do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, para apurar ameaças que, segundo a Comissão, garimpeiros estariam sofrendo na região.

Os representantes do MST também confirmaram que a governadora Ana Júlia Carepa garantiu audiências para a grupo, em Brasília, com representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Educação, das Minas e Energia e do Desenvolvimento Social. As audiências ocorrerão nesta quinta-feira (25).

Participaram da audiência o secretário de Governo, Cláudio Puty, João Batista, chefe de gabinete da governadoria, e Darci Lermen, prefeito de Parauapebas, José Helder Benatti, presidente do Instituto de Terras do Pará.

Ao final do encontro, que durou quatro horas, o secretário de Integração Regional, André Farias, disse que o governo vai reunir com as Secretarias de Estado, envolvidas nas reivindicações dos movimentos sociais, para avaliar o que pode ser resolvido a curto prazo. "É importante ressaltar que nosso governo está implementando políticas estruturantes, como políticas de crédito agrícola e fundiária, por exemplo. Não adianta o governo tomar medidas paliativas. Temos que investir em ações ", disse André Farias.

Texto: Edir Gillet - CCS

Fotos: David Alves - Ag Pa FONTE: Governo do Pará ? PA



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico