O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, se reúne novamente com dirigentes da Contag, da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) e do Fórum Nacional Sucroalcooleiro. Os líderes discutirão a regulamentação do trabalho dos cortadores de cana-de-açúcar em todo o País. A reunião está prevista para o dia 08 de outubro, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF.
Os participantes dessa mesa de diálogo realizaram a terceira rodada de negociação na última quarta-feira (24), na capital federal. No encontro, contrato de trabalho, segurança, alojamento, migração, remuneração e trabalho escravo foram alguns dos principais temas debatidos.
O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag, Antônio Lucas, diz que a existência de trabalho análogo à escravidão no setor canavieiro precisa ser amplamente discutida nas próximas reuniões. "Queremos que o setor patronal e o governo se comprometam com o fim do trabalho escravo e infantil na área canavieira", afirma o titular da pasta.
O dirigente da Contag também acredita que os negociadores poderão chegar a um pacto para regulamentar o setor. "Ao final das negociações, esperamos fechar um acordo, pois a sociedade e os trabalhadores e trabalhadoras nos cobrarão isso. É importante continuar o debate e negociar boas práticas dentro desse setor". FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias