O Programa Terra Pronta, que vai promover a aração (preparo dos solos para o plantio) de uma área superior a 44 mil hectares em Pernambuco, foi lançado no último sábado (29), durante a visita do governador Eduardo Campos ao município de Salgueiro, no Sertão do estado.
Promovido pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado e a Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), o programa vai atuar no preparo da terra antes do inverno, a fim de garantir o plantio das lavouras de subsistência. Serão R$ 8 milhões investidos na contratação de máquinas e implementos agrícolas em 127 municípios pernambucanos.
O Terra Pronta deve atender agricultores familiares que vivem em áreas dependentes da chuva para o plantio, de assentamentos da reforma agrária, de comunidades indígenas e quilombolas. O programa prevê a aração de um 1 hectare por família.
As operações do Terra Pronta serão acompanhadas por representantes do IPA, prefeituras municipais e STTRs. Essas instituições serão responsáveis, ainda, pela definição de localidades e beneficiários, obedecendo aos critérios pré-estabelecidos.