Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GOVERNO ARTICULA PARCERIAS PARA
Governo articula parcerias para melhorar as pastagens e produtividade do leite no Sudoeste
WhatsApp

19 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
governo articula parcerias para

A região Sudoeste do Paraná, que desponta como grande produtora de leite, se prepara para avançar ainda mais com a bovinocultura de leite. Os agricultores familiares, que predominam na região, querem agora melhorar a produtividade das pastagens. Em 2006, a região Sudoeste foi responsável pela comercialização de 254,12 milhões de litros de leite, o quinto melhor desempenho entre as grandes regiões produtoras do Paraná, que incluem Londrina, Maringá, Toledo e a região de Ponta Grossa.

Para avançar na produtividade do leite, os agricultores do Sudoeste querem melhorar a correção do solo, que apresenta deficiência de calcário e fósforo nos 42 municípios do Sudoeste. A demanda de calcário é estimada em 900 mil toneladas. O assunto foi tratado nesta última terça-feira (18) pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, durante audiência com o prefeito de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola, e o presidente da Associação dos Secretários Municipais de Agricultura da Região de Francisco Beltrão (Assema), Celso Dias.

Bianchini elogiou os agricultores familiares do Sudoeste, que entenderam que as pastagens devem ser tratadas como lavouras. "Para obter o máximo rendimento, devem ser tratadas e cuidadas", afirma. Segundo Bianchini, o Governo do Estado está planejando um amplo programa de apoio à aquisição de calcário para 2008, para todo o Estado. O secretário acredita que a bovinocultura de leite também será beneficiada com esse programa, mas lembra que será necessária a contrapartida das prefeituras e dos produtores.

Bianchini adiantou que a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento está articulando uma negociação para estabelecer uma estrutura de logística capaz de reduzir os custos da colocação do calcário nas propriedades. Essa articulação está ocorrendo junto às minas de calcário, frete e distribuição do insumo. Também está sendo negociada a adequação de linhas de crédito para financiar a compra do calcário em equivalência-produto. O custeio, com prazo mais alongado, poderá ser quitado em até dois anos, disse o secretário. As prefeituras, por sua vez, deverão subsidiar parte da logística.

Segundo Bianchini, com uma logística que reduza os custos, o envolvimento do Governo do Estado e das prefeituras e o produtor se comprometendo com o financiamento com o apoio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), será possível retomar o programa de calcário no Paraná.

Bianchini lembra que o Sudoeste vem sendo beneficiado com programas de apoio à Agricultura Familiar lançados nos últimos meses. Ele destacou o programa que beneficia os avicultores com redução nas tarifas de energia elétrica utilizada à noite nos aviários. Além disso, o Governo do Estado enviou para a região duas patrulhas rurais, um conjunto de mais de 20 máquinas que estão se deslocando entre os municípios para abertura e adequação de estradas rurais. Bianchini também, destacou os incentivos na compra de equipamentos para a bovinocultura leiteira, que estão resultando no aumento da produção de leite da região.

Segundo o prefeito de Bom Jesus do Sul, Bianchini demonstrou sensibilidade com as necessidades da região. Para ele, essa parceria entre governos estadual, municipal e produtores rurais vai melhorar aumentar a produtividade do leite, setor que vem movimentando o comércio da região. "O leite hoje significa a sobrevivência dos agricultores familiares porque gera uma renda mensal que é vital para manter a propriedade", disse Celso Dias. FONTE: Agência Estadual de Notícias ? PR



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico