De acordo com o superintendente do Funtepe, José Estevo Barbosa, a Comissão Especial de Ação Discriminatória do Canal Norte, que inclui propriedades localizadas em Salgueiro, Cabrobó e Verdejante é composta por técnicos da Fundação e do Incra, e já está trabalhando no escritório do IPA de Salgueiro.
"A ação discriminatória, propriamente dita, começa a ser concretizada agora. Nossos técnicos iniciaram o cadastramento para ver quem é proprietário e quem é posseiro. De posse das informações, teremos condições de emitir os títulos de posse, cabendo ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS o pagamento das indenizações", disse José Estevo.
A Comissão Especial de Ação Discriminatória do Canal Leste, por sua vez, com escritório na cidade de Floresta, é responsável pelas propriedades nos municípios de Floresta, Custódia, Sertânia e Petrolândia. Ela também está dando início, esta semana, às suas atividades.
José Estevo Barbosa informou que cabe às comissões especiais fazer o levantamento da situação de 13.300 famílias. Mas, de acordo com ele, nem todas as propriedades desses municípios serão incluídas nas ações discriminatórias. Isto só ocorrerá com aquelas propriedades localizadas a 100 metros da margem esquerda e a 100 metros da margem direita dos canais norte e leste do Rio São Francisco Amanhã, o superintendente do Funtepe se reúne com os integrantes das comissões no município de Salgueiro. Na sexta-feira, acontece um encontro com técnicos do DNOCS e do Incra. O objetivo é nivelar os procedimentos e a metodologia de trabalho. FONTE: Diário Oficial ? PE