Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GOVERNADOR EMPOSSA COMITÊ DO PA
Governador empossa Comitê do Pacto ?Um Mundo Melhor para a Criança e o Adolescente do Semi ? Árido?
WhatsApp

23 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
governador empossa comitê do pa

O governador Teotonio Vilela Filho, empossa no próximo dia 26, às 9 horas, em solenidade no Palácio Republica dos Palmares, o Comitê Estadual do Pacto "Um Mundo Melhor para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido". O Pacto foi assinado pelo governador em junho de 2007, com o apoio de instituições governamentais e não-governamentais que atuam no Semi-Árido alagoano.

Ao assinar o compromisso do Pacto, o Governo de Alagoas assumiu a responsabilidade de organizar um Comitê Estadual, que consiste numa articulação política, de mobilização dos diversos atores da sociedade para a garantia dos direitos da criança e do adolescente do Semi-Árido brasileiro, comprometidos com a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

As atividades de apoio, necessárias à implementação, funcionamento e atuação do Comitê, ficam sob a coordenação do Gabinete Civil, junto à Secretaria Estadual de Assistência Social. Segundo o secretário Álvaro Machado, a união de esforços é o principio básico para desenvolver ações que contribuam para uma melhor qualidade de vida no Semi-Árido. "O Pacto surge pela certeza de seus organizadores de que a região tem um grande potencial que pode ser desenvolvido. A articulação dos Comitês Estaduais deverá priorizar uma composição que contemple a diversidade de atores e assegure tanto a presença da sociedade civil quanto a do Estado em suas diversas áreas de políticas públicas", afirmou.

Para obter um melhor desempenho, cada esfera da sociedade assumiu responsabilidades, como os governos estaduais, que atuam contribuindo e fortalecendo os Comitês Estaduais, desenvolvendo políticas integradas no âmbito do Estado e se articulando com a sociedade civil e com as esferas federal e municipal de governo. A sociedade civil participa do Pacto junto às organizações nacionais no Comitê Nacional e nas organizações estaduais nos comitês estaduais.

Para a sub-secretária da Assistência Social e articuladora estadual do Pacto em Alagoas, Juliana Vergetti, a presença da sociedade civil acrescenta grande valor às ações. "Espera-se da sociedade civil uma presença mobilizadora e que fortaleça o controle social e o diálogo do poder público com a sociedade. O setor privado também tem espaço no Pacto, através da contribuição com suas competências específicas, apoio aos processos participativos, disseminação de tecnologias e potencialização de seus investimentos em responsabilidade social para fortalecer e consolidar políticas públicas", ressaltou.

Já os municípios terão sua participação por meio do Selo Unicef Município aprovado ou por meio de iniciativas governamentais federais, estaduais ou da sociedade civil.

O Governo do Estado de Alagoas, o Unicef e mais 37 parceiros governamentais e não-governamentais assumiram o compromisso com o Pacto de 2007 a 2010. No dia 6 de novembro de 2007 foi realizada uma oficina para discutir as prioridades para a infância e a adolescência do Semi-Árido no Estado e preparar a participação no pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido. O encontro aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), uma das instituições parceiras do Pacto.

Dentre as entidades governamentais e não-governamentais que fazem parte do Comitê Estadual e que tomarão posse no dia 26 estão as secretarias de Estado do Gabinete Civil, da Assistência e do Desenvolvimento Social, da Saúde, da Educação e do Esporte, da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, do Planejamento e do Orçamento; Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal); Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Ministério Público Estadual; Pastoral da Criança; Cáritas Brasileira NE 2; Visão Mundial; Sociedade Alagoana de Pediatria; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário - Palmeira; Articulação do Semi-Árido (ASA); Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu; Associação dos Agricultores Alternativos e Federação Estadual dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag).

Comitê Nacional - Com o objetivo de unir organizações governamentais e não-governamentais, além de toda a população, na implementação de ações que alcancem bons resultados na promoção de vidas saudáveis, educação e proteção, foi constituído o Comitê Nacional do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente no Semi-Árido (CN) que tem como tarefa promover a mobilização e articulação nacional de todos os membros do Pacto, bem como organizar, executar e acompanhar as ações nacionais definidas conjuntamente.

Para facilitar os encaminhamentos deste Comitê Nacional foi criado o Núcleo Executivo com a responsabilidade de atuar nos intervalos das reuniões do Comitê Nacional, fazendo gestão junto aos diferentes participantes do Pacto para o cumprimento dos compromissos assumidos. FONTE: Alagoas em Tempo Real ? AL



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico