Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Governador do Espírito Santo recebe a CONTAG e FETAES para tratar dos impactos da MP 871/2019 e PEC 06/2019 para os rurais
WhatsApp

08 de Março de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
reforma da previdência

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o secretário estadual de Agricultura, Paulo Foletto, e outros membros da equipe receberam diretores(as) da CONTAG e da FETAES para tratarem dos impactos da Medida Provisória 871/2019 e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 na vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, inclusive para os segurados especiais. Na ocasião, a FETAES também entregou e apresentou ao governador a Pauta da Agricultura Familiar do estado do Espírito Santo.

A audiência foi realizada nesta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, em Vitória/ES. A CONTAG esteve representada pelo presidente, Aristides Santos, e pela secretária de Jovens, Mônica Bufon. Já a FETAES participou da audiência com a sua Diretoria Executiva e Ampliada. O presidente da CUT-ES, Jasseir Alves Fernandes, também esteve presente.

Durante a audiência, os(as) representantes da CONTAG e da FETAES explicaram ao governador e sua equipe os impactos da MP 871/2019 e da PEC 06/2019, como a exclusão de milhões de trabalhadores(as) rurais do direito à proteção previdenciária; o aumento da pobreza no campo; a intensificação do êxodo rural; põem em risco a segurança alimentar da sociedade brasileira já que o benefício previdenciário é um estímulo para os(as) agricultores(as) familiares manterem-se no campo produzindo alimentos; restringe os recursos que chegam aos pequenos e médios municípios brasileiros e que fomentam o comércio e a economia local, causando ainda perda na arrecadação de tributos; a injustiça com as mulheres ao propor igualar a idade mínima para a aposentadoria, entre outros prejuízos.



“Também falei da nossa preocupação com a tentativa do governo de desconstitucionalizar a Previdência, passando a ser tratada como uma lei ordinária e apresentei as estatísticas elaboradas pelo Dieese - Subseção CONTAG com dados sobre os impactos dos benefícios previdenciários para o desenvolvimento do estado e municípios capixabas”, explicou o presidente da CONTAG, Aristides Santos, que solicitou empenho do governador para mobilizar, não só o partido que ele representa, o PSB, mas toda a bancada do Espírito Santo no intuito de influenciar no debate no âmbito nacional.

Apesar de concordar com a reforma da Previdência, alegando a necessidade de unificar os sistemas de previdência existentes, o governador Renato Casagrande foi receptivo às propostas apresentadas pela CONTAG e pela FETAES, reconhecendo a importância de serem mantidas regras diferenciadas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Basicamente ele concorda com as preocupações da CONTAG e da Federação e disse que está disposto a ajudar. Foi bastante receptivo, disse que vai procurar a bancada do Espírito Santo para ajudar também. Ele afirmou que é contra o sistema de capitalização da previdência e contra qualquer retirada ou redução de direitos para os agricultores e agricultoras familiares”, avaliou Aristides.

O presidente da FETAES, Júlio Cezar Mendel, também avaliou de forma positiva a audiência e disse que a Diretoria da Federação está com boas expectativas após a abertura do diálogo com o Governo do Estado sobre a reforma da Previdência e sobre as reivindicações da agricultura familiar capixaba a partir da entrega da pauta. “É um momento oportuno para que nós, representantes da categoria da agricultura familiar, possamos colocar para o governo as nossas dificuldades e reivindicações. Também abre a possibilidade de pontuarmos os impactos sociais e econômicos que a MP e a reforma da Previdência trarão para o Espírito Santo”, destacou Julio.



O presidente da FETAES apresentou, ainda, duas propostas inovadoras que compõem a pauta da categoria e que são fundamentais para a agricultura familiar capixaba: os programas estaduais de habitação rural e de crédito fundiário. “Nós entendemos que essas são duas políticas que podem contribuir de fato para a sucessão rural. Com certeza, a nossa expectativa é que as negociações continuem a partir de agora com as secretarias específicas para tratar de cada pauta, visando construirmos juntos as políticas públicas reivindicadas pelo movimento sindical do Espírito Santo”, avalia o dirigente.

A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, aproveitou para reforçar a importância da sucessão rural e de o estado implementar políticas públicas com foco na juventude rural. “Colocamos para o governador as reivindicações da juventude rural e a necessidade que temos do apoio do governo. Ele disse que estará à disposição para que juntos possamos construir propostas”, destaca Mônica.

A Pauta entregue ao governador Renato Casagrande destaca reivindicações nas áreas de habitação rural, crédito fundiário, meio ambiente, cooperativismo/associativismo, comercialização dos produtos da agricultura familiar, assistência técnica, educação do campo, Marcha das Margaridas, entre outras. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico