Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GOIÁS CONFIRMA SEGUNDO CASO DE
Goiás confirma segundo caso de morte por febre amarela no país
WhatsApp

14 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
goiás confirma segundo caso de

O Globo; O Globo Online

RIO e BRASÍLIA - A Secretaria de Saúde de Goiás confirmou nesta segunda-feira o segundo caso de morte por febre amarela no país. Um rapaz, de 24 anos, que teve a identidade preservada a pedido da família, foi internado no dia 28 de dezembro e morreu em 2 de janeiro na cidade de Goianésia. O primeiro caso confirmado é o do servidor Graco Carvalho Abubakir, de Brasília, que morreu no dia 8 de janeiro vítima da doença após passar o réveillon em Pirenópolis (GO), cidade histórica cujo comércio está sendo prejudicado com as informações sobre a febre amarela. Existe ainda uma paciente internada em São Paulo - o terceiro caso oficial da doença no país este ano.

O Ministério da Saúde já recebeu das secretarias estaduais 26 notificações de suspeita de febre amarela silvestre. Três casos estão confirmados e outros seis já foram descartados. Ainda há 17 pessoas com suspeita da doença. Dessas, quatro morreram: o lavrador João Batista Gonçalves, o espanhol Salvador Perez de la Cal, o empresário Almir Rodrigues da Cunha, e a aposentada Maria Geraldina Siqueira, moradora de Mogi das Cruzes (SP) que faleceu em Ceres (GO), onde teria contraído a doença. ( Saiba como evitar a doença )

O caso do lavrador de 31 anos ainda é controverso. Um dia após a Secretaria de Saúde de Goiás divulgar um laudo preliminar que descartou a sua morte por febre amarela, a secretária interina Maria Lúcia Carnelosso admitiu que o resultado inicial pode ser um "falso negativo". Ela reconheceu que ainda há dúvidas quanto ao caso depois que a consultora do Ministério da Saúde em Goiás, a médica Elizabeth Araújo de Oliveira, duvidou do resultado. ( Leitores tiram dúvidas sobre a doença )

- Acompanhei esse paciente e tenho convicção de que os demais exames confirmarão a hipótese de febre amarela - afirmou Elizabeth.

Segundo ela, as amostras de sangue coletadas no quinto dia após a apresentação dos sintomas não são confiáveis. Para os testes de sorologia, ela diz, o ideal é que o sangue seja colhido no sétimo dia, o que não ocorreu devido à morte do paciente.

Viúva de espanhol quer indenização

A Secretaria de Saúde de Goiás deve divulgar nesta terça os resultados dos exames do espanhol Salvador Perez de La Cal, de 41 anos, que morreu sábado em Goiânia, e da aposentada de Mogi das Cruzes Maria Geraldina Siqueira da Silva, de 63 anos, que morreu semana passada em Ceres.

A viúva de Perez decidiu cobrar indenização na Justiça pela morte do marido. Marny Selma de Mendonça vai propor ações por danos morais, omissão e negligência contra os governos do Brasil e da Espanha:

- Em nenhum aeroporto fomos alertados sobre o risco e tampouco vacinados. Ele foi vítima do descaso.

O espanhol teria sido infectado numa fazenda em Cristianópolis, a 103 quilômetros de Goiânia. Segundo a viúva, mesmo após o registro de mortes, o cunhado dela e a sogra entraram no Brasil sem alerta. Ela e o marido desembarcaram em São Paulo em 25 de novembro, passaram por Salvador e chegaram a Goiânia em dezembro sem exigência do cartão de vacinação.

A secretária interina de Saúde de Goiás, Maria Lúcia Carnelosso, diz que a negligência foi do casal.

- Qualquer cidadão sabe que antes de viajar é preciso se informar sobre as exigências sanitárias de cada país. Ela é goiana e sabe que nosso estado é área endêmica.

Carnelosso disse que a campanha de vacinação em Goiás começou antes do Natal, e o espanhol ficou quase um mês exposto às informações sobre a doença e não buscou imunização.

Foi divulgada nesta segunda-feira mais uma suspeita de febre amarela. Um pastor de 42 anos está internado em estado grave em Taguatinga, cidade satélite do Distrito Federal. O paciente deu entrada no hospital no dia 8, e desde então seu quadro clínico piorou. A primeira sorologia já foi feita e deu nagativa para febre amarela, mas os médicos não descartam a doença. Eles explicam que exame feito na fase aguda da doença pode dar resultado falso.

Já a Vigilância Epiemiológica de Ribeirão Preto (SP) anunciou que está investigando duas suspeitas na cidade. Uma das pacientes é uma garota de 18 anos que passou um mês em Goiás e está internada há sete dias em Ribeirão. A outra vítima é um homem de 28 anos, que teria chegado de Mato Grosso. FONTE: Globo Online ? RJ



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico