O Globo
DETROIT - A General Motors (GM) fechou um acordo com a também americana Coskata para produzir etanol, anunciou neste domingo o presidente da montadora, Rick Wagoner, durante a abertura do Salão Internacional do Automóvel, em Detroit, nos EUA. A Coskata desenvolveu um processo utilizando microorganismos e biorreatores, que, segundo Wagoner, permitem que se use desde capim até pneus velhos para produzir etanol de forma mais barata e ecológica que qualquer outro método.
Wagoner disse que a tecnologia da Coskata permitirá produzir um galão de etanol (cerca de 3,7 litros) por menos de um dólar. Ele também explicou que o processo usa um galão de água, em vez dos três ou quatro utilizados hoje.
De acordo com o "New York Times", a montadora comprou parte da Coskata. A GM, porém, não informa quanto pagou pelo negócio, nem o tamanho de sua participação. Segundo William Roes, presidente da Coskata, a empresa planeja construir uma fábrica piloto este ano numa pista de testes da GM. FONTE: Globo Online ? RJ