Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GIRASSOL COLORIDO - PLANTA PODE
Girassol colorido - Planta pode ser boa alternativa para pequenas propriedades rurais
WhatsApp

06 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
girassol colorido - planta pode

carvalho@odiariomaringa.com.br

O girassol ornamental, que pode gerar flores nas cores amarelo limão de centro claro, amarelo limão de centro escuro, ferrugem, vinho, rosa, rosa claro, mesclado e com forma de raio de sol, pode tornar-se uma boa alternativa de renda para pequenos proprietários rurais.

A flor, própria para a composição de ramalhetes ou para ser comercializada em vasos, foi desenvolvida por técnicos da Embrapa Soja, em Londrina, e agora o pesquisador Pérsio Sandir D'Oliveira, do Cesumar, está desenvolvendo um estudo com resíduos da agroindústria para descobrir a adubação ideal para a planta.

"O girassol colorido já faz sucesso nos Estados Unidos e Europa, mas ainda não era adaptado às condições de clima e solo do Brasil. A adaptação de cultivares pela Embrapa foi iniciada há 11 anos", diz o professor, coordenador também do trabalho dos alunos Élcio Pedrali Filho e Willian de Oliveira Graciano, de Agronomia, no projeto pinhão manso, uma das plantas com maior potencial para a produção de biodiesel.

"A idéia de pesquisar diferentes tipos de adubo para o girassol ornamental nasceu da necessidade de encontrar cada vez mais alternativas para pequenas propriedades rurais", diz D´Oliveira.

Segundo ele, a produção de flores está crescendo na região nos últimos anos e há casos de municípios em que as flores têm grande peso na economia, onde vários produtores já se dedicam a essa atividade.

Após receber sementes doadas pela Embrapa Soja, o pesquisador maringaense e seus alunos do curso de pós-graduação em Agronegócios estão testando a planta em canteiros comuns e em vasos.

"As sementes foram dispostas em diferentes grupos e cada grupo desses recebe um tipo de adubação com resíduos da agricultura e da agroindústria. Tanto no plantio direto no solo quanto e vasos, estamos adubando as plantas com bagaço de cana, esterco de gado, casca de pinus, torta de filtro e vinhaça, que é um líquido resultante da fabricação de álcool".

Para o professor, as usinas têm dificuldades para livrar-se da vinhaça, um resíduo líquido com alta demanda de oxigênio que pode contaminar rios e córregos.

"Com a pesquisa, podemos verificar se a vinhaça é um bom adubo também para o girassol", diz. "Os substratos que estamos testando são encontrados em grande quantidade na região e geralmente vão para o lixo. Com isso, estudamos um jeito de retirá-los do meio ambiente".

No ramalhete, flores podem durar até 10 dias

O girassol colorido desenvolvido pela Embrapa Soja poderá ser encontrado em nove tonalidades de cor. Além disso, ao fazer a adaptação da planta para as condições de clima e solo brasileiros, os técnicos conseguiram fazer com que o caule ficasse mais fino e as flores menores do que a do girassol comum e mais estáveis para permitir ao produtor alcançar o mercado de jardinagem e floricultura.

De acordo com informações da Embrapa, o girassol colorido, específico para a composição de ramalhetes, é unicapitulado, possuindo apenas uma flor por planta. Nesse caso, as flores podem durar até 10 dias em ambientes com sombra e em vaso com água.

Mas também pode ser multicapitulados, espécie de arbusto baixo com várias flores na mesma planta. Esse tipo de flor é mais indicado para o cultivo em jardins e suas flores podem durar no jardim até 25 dias. FONTE: Diário do Norte do Paraná ? PR



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico