Seguindo a programação do intercâmbio do Curso de Formação de Líderes da América Latina e Caribe, na primeira parte do dia 13 de novembro, o grupo visitou a Cooperlate, no município de Serafina Corrêa, na Serra Gaúcha. Esta cooperativa tem 20 anos e conta com 460 sócios e sócias, que são agricultores(as) familiares que produzem leite.
A cooperativa foi criada com 130 sócios(as), com o objetivo de resgatar o espírito cooperativista perdido no município e na região, em virtude das grandes cooperativas do passado não cumprirem suas responsabilidades, colocando assim em descrédito essa estratégia tão importante para a agregação de valor dos produtos da Agricultura Familiar. Em 1998, ampliou sua atuação no comércio agropecuário e de sementes no intuito de garantir preço de custo para os associados(as), garantindo também assistência técnica e veterinária para acompanhamento das propriedades e das famílias envolvidas. A Cooperlate atua hoje em oito municípios da região que estão a uma distância de até 30 km da sede da Cooperativa em Serafina Corrêa.
Atualmente, a cooperativa possui uma área de experiência em plantio que compreende 9 hectares, onde funciona a agroindústria de ração e estoque da produção, bem como uma agroindústria de resfriamento do leite, com capacidade de estocagem para 80 mil sacas de ração e 45 mil litros de leite. Além de promover uma cooperação justa, promove emprego e renda para, aproximadamente, 15.300 habitantes da Serra Gaúcha.
É importante destacar que a Cooperlate e o município de Serafina Corrêa integram a política de Desenvolvimento Territorial da SDT/MDA, de onde articula boa parte dos recursos para potencializar a infraestrutura necessária para a promoção das atividades, além de acessarem o Pronaf Agroindústria, que são políticas fundamentais para avançar na agricultura.
Estiveram presentes nesta visita Lírio Oldini, presidente do STTR local, Roberto Tebaldi, presidente da Cooperlate, Marcos Regelin, delegado federal do MDA no RS, Willian Clementino, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Nestor Bonfanti, tesoureiro da FETAG-RS, a representante da FAO, Dulclair Sternadt, além dos líderes de 10 países envolvidos no processo formativo. “A Cooperlate é a garantia que temos para a venda e apoio técnico aos produtos da Agricultura Familiar”, diz o presidente da Cooperlate. “Se não lutássemos por políticas públicas, já não haveria agricultura familiar em nosso município”, afirma o presidente do STTR.
Willian Clementino avaliou de forma positiva esta visita. “Esta é uma experiência muito importante de organização da produção, de comercialização e de beneficiamento, que precisamos disseminar para os agricultores e agricultoras familiares para avançarmos no nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS”.
No período da tarde, foi a vez de visitar a Comunidade 6 de Maio, no município de São Domingos do Sul, cidade com uma população aproximada de 2.200 habitantes. O grupo conheceu uma propriedade de 53 hectares adquirida pelo PNCF pela família de Ademir Sear, que há nove anos conseguiu comprar a terra de uma forma muito rápida. A mesma família já trabalhou como arrendatária, onde depois passou a integrar a ONG CETAP, que orienta o cultivo agroecológico. Depois de comprar a própria terra, além da estratégia de manter a família trabalhando e morando junto, os familiares tomaram a decisão de produzir produtos com base na Agroecologia, como hortaliças, queijos, conservas, molhos, bolos, pães e embutido de porco.
Todos os produtos produzidos nesta unidade produtiva são vendidos desde a propriedade, nas feiras em quatro vezes por semana, dentre outros pontos de vendas, além das compras institucionais para o PNAE. O referido município é 70% agrícola. Vale ressaltar que produzem 90 tipos de produtos alimentares e chegam a comercializar 120 mil kg por ano.
Estiveram presentes nesta segunda visita Domingos Scartezzini, prefeito municipal, a secretaria municipal de Educação, Michelle Durante, Flávio Dulcin, vereador e presidente da Câmara Municipal, Alceu Capelari, secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcos Regelin, delegado federal do MDA no RS, Cintia Grés, da Cáritas Diocesana, Mauro Nalin, vice-prefeito municipal, Evandro Pandorf, secretário municipal de Agricultura, e Darcy Pretto, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do governo gaúcho. Também participaram do intercâmbio Willian Clementino, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Nestor Bonfanti, tesoureiro da FETAG-RS, a representante da FAO, Dulclair Sternadt, além dos líderes de 10 países envolvidos no processo formativo.
FONTE: Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG