Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Gira Técnica Internacional faz intercâmbio sobre Organização da Produção no RS
WhatsApp

14 de Novembro de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

Seguindo a programação do intercâmbio do Curso de Formação de Líderes da América Latina e Caribe, na primeira parte do dia 13 de novembro, o grupo visitou a Cooperlate, no município de Serafina Corrêa, na Serra Gaúcha. Esta cooperativa tem 20 anos e conta com 460 sócios e sócias, que são agricultores(as) familiares que produzem leite.

A cooperativa foi criada com 130 sócios(as), com o objetivo de resgatar o espírito cooperativista perdido no município e na região, em virtude das grandes cooperativas do passado não cumprirem suas responsabilidades, colocando assim em descrédito essa estratégia tão importante para a agregação de valor dos produtos da Agricultura Familiar. Em 1998, ampliou sua atuação no comércio agropecuário e de sementes no intuito de garantir preço de custo para os associados(as), garantindo também assistência técnica e veterinária para acompanhamento das propriedades e das famílias envolvidas. A Cooperlate atua hoje em oito municípios da região que estão a uma distância de até 30 km da sede da Cooperativa em Serafina Corrêa.

Atualmente, a cooperativa possui uma área de experiência em plantio que compreende 9 hectares, onde funciona a agroindústria de ração e estoque da produção, bem como uma agroindústria de resfriamento do leite, com capacidade de estocagem para 80 mil sacas de ração e 45 mil litros de leite. Além de promover uma cooperação justa, promove emprego e renda para, aproximadamente, 15.300 habitantes da Serra Gaúcha.



É importante destacar que a Cooperlate e o município de Serafina Corrêa integram a política de Desenvolvimento Territorial da SDT/MDA, de onde articula boa parte dos recursos para potencializar a infraestrutura necessária para a promoção das atividades, além de acessarem o Pronaf Agroindústria, que são políticas fundamentais para avançar na agricultura.

Estiveram presentes nesta visita Lírio Oldini, presidente do STTR local, Roberto Tebaldi, presidente da Cooperlate, Marcos Regelin, delegado federal do MDA no RS, Willian Clementino, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Nestor Bonfanti, tesoureiro da FETAG-RS, a representante da FAO, Dulclair Sternadt, além dos líderes de 10 países envolvidos no processo formativo. “A Cooperlate é a garantia que temos para a venda e apoio técnico aos produtos da Agricultura Familiar”, diz o presidente da Cooperlate. “Se não lutássemos por políticas públicas, já não haveria agricultura familiar em nosso município”, afirma o presidente do STTR.

Willian Clementino avaliou de forma positiva esta visita. “Esta é uma experiência muito importante de organização da produção, de comercialização e de beneficiamento, que precisamos disseminar para os agricultores e agricultoras familiares para avançarmos no nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS”.

No período da tarde, foi a vez de visitar a Comunidade 6 de Maio, no município de São Domingos do Sul, cidade com uma população aproximada de 2.200 habitantes. O grupo conheceu uma propriedade de 53 hectares adquirida pelo PNCF pela família de Ademir Sear, que há nove anos conseguiu comprar a terra de uma forma muito rápida. A mesma família já trabalhou como arrendatária, onde depois passou a integrar a ONG CETAP, que orienta o cultivo agroecológico. Depois de comprar a própria terra, além da estratégia de manter a família trabalhando e morando junto, os familiares tomaram a decisão de produzir produtos com base na Agroecologia, como hortaliças, queijos, conservas, molhos, bolos, pães e embutido de porco.



Todos os produtos produzidos nesta unidade produtiva são vendidos desde a propriedade, nas feiras em quatro vezes por semana, dentre outros pontos de vendas, além das compras institucionais para o PNAE. O referido município é 70% agrícola. Vale ressaltar que produzem 90 tipos de produtos alimentares e chegam a comercializar 120 mil kg por ano.

Estiveram presentes nesta segunda visita Domingos Scartezzini, prefeito municipal, a secretaria municipal de Educação, Michelle Durante, Flávio Dulcin, vereador e presidente da Câmara Municipal, Alceu Capelari, secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcos Regelin, delegado federal do MDA no RS, Cintia Grés, da Cáritas Diocesana, Mauro Nalin, vice-prefeito municipal, Evandro Pandorf, secretário municipal de Agricultura, e Darcy Pretto, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do governo gaúcho. Também participaram do intercâmbio Willian Clementino, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Nestor Bonfanti, tesoureiro da FETAG-RS, a representante da FAO, Dulclair Sternadt, além dos líderes de 10 países envolvidos no processo formativo.



FONTE: Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico