Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Gira Técnica faz intercâmbio em áreas de Reforma Agrária e Crédito Fundiário no Rio Grande do Sul
WhatsApp

13 de Novembro de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

Líderes rurais de 10 países da América Latina e Caribe (Paraguai, Uruguai, Equador, Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, Cuba, Chile e República Dominicana) participam de uma visita técnica ao Brasil entre os dias 11 e 16 de novembro. Esta atividade integra o programa do Curso Internacional de Formação de Líderes para o Desenvolvimento Territorial para a Segurança Alimentar da FAO, e envolve jovens, mulheres e líderes de organizações sociais. Dois líderes de cada país integram esta visita, também conhecida como Gira Técnica, que tem como objetivo consolidar o enfoque do desenvolvimento rural territorial participativo para a segurança alimentar, além de trocar experiências práticas.

No segundo dia da Gira Técnica, 12 de novembro, o grupo conheceu duas experiências brasileiras de acesso à terra através da Reforma Agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

A primeira foi apresentada pelo agricultor familiar Aírton Rubenisch, de 44 anos, assentado do Projeto de Assentamento “Capela”, no município de Nova Santa Rita, onde a conquista da terra se deu em 1994, através da articulação do MST, cuja área é de 2040 hectares e abriga 100 famílias de agricultores familiares. Destas, 30 famílias fizeram a opção de trabalhar de forma coletiva, cultivando e beneficiando de forma orgânica. Estas mesmas famílias constituíram uma cooperativa, que organiza a produção, o beneficiamento e a comercialização dos produtos (arroz orgânico, leite e carne suína). Segundo informações do agricultor familiar, o beneficiamento dos produtos tem valorizado e agregado valor à produção da comunidade/Coopan, e os produtos são vendidos para desde mercado local, para compras públicas e institucionais, como o PAA e PNAE, até o mercado regional e na capital gaúcha.

Na mesma tarde, foi a vez de conhecer a experiência de aquisição de financiamento para a compra de terras pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), executado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário através da Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA (SRA/MDA) e Unidades Técnicas Estaduais - no caso do Rio Grande do Sul, foi a UTE/RS em parceria com os Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Fetag-RS. O grupo visitou a comunidade Alto Morro dos Bugres, nome de origem afro-indígena, no município de Santa Maria do Herval/RS, na propriedade dos jovens Adelar Gressler e Adriane Holz, ambos com 33 anos de idade, casados, e com um filho. Eles acessaram o programa do PNCF “Nossa Primeira Terra”, que é linha de crédito específica para juventude na perspectiva de construção de oportunidades para a sucessão rural na agricultura familiar. Adelar conta que acessou o crédito no ano de 2005, quando ainda era solteiro, no valor de R$ 25 mil, o que garantiu a compra de três hectares de terra, limitando com a propriedade da sua família. Ele já pagou duas parcelas do seu financiamento, que gira em torno de R$ 2 mil/ ano.

O jovem agricultor cita que já acessou outras políticas publicas como ATER, Pronaf Custeio, Programa Mais Alimentos, dentre outras, que garantem a produção e o sustento da sua família, que hoje tem como culturas principais a produção de hortifrutigranjeiros, como mandioca, cenoura, cebola, beterraba, rabanete, couve-flor, batata inglesa e doce, milho, uva, maçã, morango, alface, pepino, tomate, peixe e galinha, dentre outras. Toda a produção é comercializada diretamente pela família em seu município e em municípios vizinhos, eliminando os atravessadores. “A melhor coisa é ter a minha própria terra, onde tudo que fazemos é para nós, bem como as decisões são da família”.



Estiveram presentes na visita técnica o prefeito do município de Santa Maria do Herval, Rodrigo Fritzen, o ex-presidente do STR local, o atual presidente do Sindicato, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, da Emater-RS, o diretor da Fetag-RS, Nestor Bonfante, a coordenadora regional do curso, Dulclair Sternadt, e o Vice Presidente e Secretario de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino.

Até o dia 16, sábado, a Gira Técnica continua em diversos municípios gaúchos, onde o grupo terá a possibilidade de conhecer agricultores familiares brasileiros que acessam diversas políticas públicas como crédito rural do Pronaf, acesso a mercados institucionais como PAA e PNAE, agroindústria familiar e incentivo à produção agroecológica.

"Estou muito contente em ter construído o roteiro da Gira Técnica, onde cada vez podemos afirmar o papel da Reforma Agrária e do Crédito Fundiário, na promoção do desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, e que os mesmos contribuem, sobretudo, na segurança e soberania alimentar de todos os povos. E ainda faço um recorte especial para a experiência apresentada por Adelar e Adriane, pois foi um programa que ajudei a sonhar, pensar e construir. A CONTAG foi a grande protagonista dessa proposta”, afirma Willian.

SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO - Desde 2009, o Programa de Formação de Líderes Rurais já formou 510 dirigentes na região da América Latina e Caribe e, até o final de 2013, cerca de 390 líderes serão capacitados.

O Programa tem como objetivo fortalecer a capacidade de articulação e incidência das organizações de representação rural na América Latina e Caribe de forma que possam participar ativamente no planejamento e gestão de políticas públicas de Desenvolvimento rural e segurança alimentar. FONTE: Imprensa CONTAG, com informações da Vice-Presidência da CONTAG e da FAO



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico