A gestão administrativa e financeira da CONTAG é coordenada pelo secretário de Finanças e Administração, Aristides Santos, e pelo trabalho da equipe de Assessoria, Secretaria Executiva, Setor de Tecnologia (SETEC), Coordenação de Projetos e Convênios, Contabilidade, Departamento de Pessoal e Gerência do CESIR. Esse trabalho é articulado com a gestão administrativa e financeira da CONTAG; na coordenação de políticas de finanças; na gestão administrativa de recursos tecnológicos; na gestão administrativa de atividades internas e externas; na política de pessoal; na execução de serviços contábeis; na coordenação e administração financeira de convênios e projetos firmados.
Para Aristides, a sustentabilidade financeira do MSTTR requer estratégias articuladoras, que fortaleçam instrumentos como o planejamento estratégico e financeiro, potencializando uma administração transparente, com capacidade de obtenção de receitas, adoção de procedimentos eficientes, assegurando mecanismos de participação da base.
A Secretaria coordenou a reforma das dependências do CESIR em seus 21 apartamentos, 5 salas, mecanografia e refeitório, além da reforma do Edifício CONTAG e manutenção de seus imóveis. Foi instalado o sistema de segurança para o monitoramento das áreas internas e externas da CONTAG e CESIR. Com relação à gestão administrativa e financeira dos convênios e projetos, Aristides registra o aprimoramento qualitativo e quantitativo na prestação de contas dos convênios, contratos de repasse e termo de cooperação técnica e financeira e a normatização, elaboração e execução do Projeto CONTAG/ SENAR.
As ações formativas articuladas e integradas do Programa Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais (PNFES) em 25 estados, envolvendo 1316 pessoas, mobilizou a base e fortaleceu as entidades sindicais.
O Coletivo Nacional de Finanças continua sendo um espaço formativo para o debate sobre a sustentabilidade político-financeira e para qualificar a ação político-sindical. “As decisões foram tomadas coletivamente e foram estabelecidos compromissos e corresponsabilidades com as federações”, afirma o secretário.
“A Secretaria obteve neste ano resultados positivos, como a participação no debate político sobre o desenvolvimento e sindicalismo que queremos, na preparação do documento base, e na efetivação da reforma do CESIR”, analisa Aristides.
Segundo ele, uma grande conquista foi a consolidação da contribuição do repasse de 1%, da Contribuição Social (balcão) dos STTRs para a CONTAG. “No início, esses assuntos pareciam muito difíceis, mas o debate franco e aberto que estabelecemos nos garantiu transformar essas dificuldades em algo consolidado”.
REFEITÓRIO:
antes
depois
APARTAMENTOS:
antes
depois
fotos: César Ramos FONTE: Imprensa CONTAG