Fundação Lyndolpho Silva é uma entidade de caráter técnico-científico que busca garantir a implantação de políticas públicas que promovam os agricultores de base familiar. Criada em maio de 1996, em Brasília, a entidade é gerida de forma mista por representantes do Estado, dos trabalhadores rurais e sociedade civil. Seus instituidores são a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.
Sua missão é promover o desenvolvimento rural sustentável, a melhoria da qualidade de vida, trabalho e produção da agricultura familiar.
A Fundação possui uma equipe multidisciplinar que tem a responsabilidade de rastrear informações, a partir de necessidades identificadas junto aos agricultores familiares e transformar essas informações em ferramentas úteis para o dia-a-dia dos produtores.
A instituição desenvolve o maior número de suas atividades através de seu banco de inteligência, o BANCO NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR - BNAF, que capta e disponibiliza recursos tecnológicos para os agricultores familiares.