O diretor da Fundação Charles Leopold Mayer pelo Progresso do Homem da França, Pierre Vuarin, se reuniu com o vice-presidente da Contag e secretário geral de Relações Internacionais, Alberto Broch, e a secretária de Organização e Formação Sindical, Raimunda de Mascena, para conhecer os projetos da entidade pelo desenvolvimento da agricultura familiar.
Durante o encontro desta segunda-feira (25), em Brasília/DF, foram apresentadas as propostas de trabalho da Escola Nacional de Formação Sindical (Enfoc). É o que explica Raimunda Mascena: "A Escola tem um processo político muito forte no sentido de ter novas lideranças sindicais no meio rural. Queremos mostrar à sociedade qual é o projeto alternativo da Contag para os trabalhadores do campo e da floresta". Atualmente, a Enfoc está montando uma estratégia nacional para elaborar um projeto de sistematização das experiências dos dirigentes do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR).
As diretrizes gerais do 10º Congresso Nacional da Contag, que acontece em março de 2009, foram o outro assunto discutido com Pierre Vuarin. "O Congresso elege as chapas que presidirão a Contag e os delegados de base de cada estado. A nossa expectativa é receber mais de três mil trabalhadores rurais na capital federal", afirmou Alberto Broch.
Os projetos da Secretaria Executiva da Coordenação das Organizações dos Agricultores Familiares do Mercosul (Coprofam), da qual Alberto Broch é o titular, foram outro tema do encontro. FONTE: Andréa Póvoas