Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª MOSTRA NACIONAL DA PRODUÇÃO DAS MARGARIDAS    16 A 18 DE AGOSTO DE 2024 - BRASÍLIA/DF    SAIBA MAIS
CÓDIGO FLORESTAL/GTB
Frente Parlamentar da Agricultura Familiar discute Código Florestal com trabalhadores rurais
WhatsApp

18 de Maio de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
código florestal/gtb

Aconteceu na tarde desta terça-feira (17), a reunião da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar que contou com a presença de cerca de 40 representantes do movimento sindical do campo e lideranças de outros movimentos, como Unicafes, Fetraf, Via Campesa e Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro). O tema em debate foi a reforma do Código Florestal Brasileiro.

O coordenador da Frente, o deputado federal Assis do Couto (PT-PR), abriu a reunião fazendo um resgate sobre o processo de construção do relatório para reforma do Código e negociação entre governo e movimentos sociais. O parlamentar admitiu que houve avanço no segundo texto apresentado pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), principalmente no acréscimo do reconhecimento da agricultura familiar, apesar de sentir que existe a necessidade de avançar em outras questões.

A Contag, primeira entidade a pautar a necessidade de reformar o Código, também mantém o posicionamento de que o documento precisa diferenciar os dois tipos de agricultura: a familiar e a não-familiar. “A agricultura familiar produz alimentos e também preserva o meio ambiente”, afirma a secretária de Meio Ambiente da Contag, Rosicléia dos Santos. A dirigente explica que foram realizadas reuniões nos municípios, estados e regionais para debater o tema e que o movimento sindical do campo chegou a um consenso antes de encaminhar as 18 propostas de emenda ao primeiro texto apresentado por Rebelo. “Nunca dissemos que o código do jeito que está não serve, entendemos que precisa de adequação”, pondera Rosy. Além disso, a sindicalista lembra que a Contag sempre esteve aberta ao diálogo, inclusive aos demais movimentos sociais.

Durante a reunião foi apresentada ainda uma proposta de manifesto da agricultura familiar sobre o novo Código Florestal produzido pela Frente Parlamentar da Agricultura Familiar com o apoio da Contag, Fetraf, Unicafes e movimentos que compõem a Via Campesina. O público presente aprovou o conteúdo do texto, que será divulgado em breve no Congresso Nacional e para a sociedade em geral.

O agricultor Gleibson Neves, de Pernambuco, pediu aos parlamentares presentes mais atenção em questões como essa da aprovação do novo Código. Além disso, convocou os demais trabalhadores a pensarem em seus votos para eleições futuras, para que sejam eleitos políticos compromissados com as causas da agricultura familiar.

Avaliação - Atualmente, o deputado Assis do Couto se encontra bastante otimista com os rumos da negociação da reforma do código. “Nós pensamos a algum tempo que todas as conquistas da agricultura familiar seriam jogadas abaixo por conta de uma ação muito fortes dos ruralistas e de um grande interesse econômico”, admite o parlamentar. O deputado acredita que alguns partidos contribuíram para o avanço das negociações, mas destaca que o governo federal atuou de forma estratégica também nesse processo. “Estamos vendo uma luz no fim do túnel. Esse segundo texto do Aldo é bem melhor que o primeiro. Eu acredito que com mais alguns dias poderemos chegar não a um texto ideal, mas um que atenda boa parte dos interesses do conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo”, acredita Assis do Couto.

Já a secretária de Meio Ambiente da Contag, Rosy dos Santos, avaliou que a reunião desta terça-feira foi importante não só para os movimentos sociais como também para os parlamentares, onde todos os lados puderam expor as opiniões sobre o tema. “A Contag amadureceu muito nessa discussão sobre o Código Florestal. Não temos dúvidas do que queremos, pois temos uma proposta que diferencia a agricultura familiar e fortalece o povo brasileiro”, avalia Rosy. FONTE: Agência Contag de Notícias - Verônica Tozzi



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico