Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal vai realizar audiência pública sobre a questão da adulteração do leite pela Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Copervale) , apurada pela Polícia Federal numa operação batizada de "Ouro Branco".
A proposta é do presidente da Comissão, deputado federal Marcos Montes (DEM). "É gravíssimo o ocorrido. Afeta, sobretudo, dois segmentos importantes para o país, o cooperativismo e o produtor rural, nesse caso específico o pequeno e o médio produtor", considera. Montes avalia o prejuízo a ser amargado pela classe dos produtores com as ranhuras na imagem da Copervale. "Para se tornar fornecedor, o produtor passa por uma série de exigências quanto à qualidade do leite. Com certeza serão prejudicados, sendo inocentes nessa história", afirma.
A audiência foi proposta em reunião ocorrida ontem entre os membros da Comissão. A data ainda será marcada, mas já foram convidados a participar o Ministério da Agricultura e toda a cadeia produtiva do leite. O envolvimento do poder público na questão é de suma importância para o deputado, porque possibilita maior cobrança de apuração e punição dos responsáveis por uma atitude classificada por MM como "perigo de prejuízo para a saúde pública". "Havendo confirmação de contaminação após os testes, defendo as penalidades legais para todos os culpados", enfatiza. FONTE: Jornal da Manhã ? MG