Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Fórum Social Mundial em Dakar estreita relações entre os continentes
WhatsApp

14 de Fevereiro de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

A Contag participa desde 06 de fevereiro do Fórum Social Mundial, (FSM), em Dacar no Senegal. O objetivo central que era estreitar a cooperação entre os países já foi cumprido. O Fórum reúne 50 mil ativistas de mais de 120 mil países.

A vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da Contag, Alessandra Lunas, que está em Dakar, relata que a as ações de cooperação entre Brasil e África precisam ser fortalecidas, “primeiro pela dívida histórica que temos com a África e também para fortalecer a agricultura familiar em um continente que vive em insegurança alimentar”, afirma.

A participação da Contag e da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), entidade em que Lunas também é presidenta, teve dois grandes objetivos. Fortalecer as relações de intercâmbio com organizações de agricultores familiares dos demais continentes, e discutir e avaliar processos que estão em andamento pelo governo brasileiro.

A secretária explica que essa estratégia visa o fortalecimento das organizações de trabalhadores (as) rurais, para a construção de políticas públicas diferenciadas, que garantam a segurança alimentar dos países e a erradicação da fome no mundo, com foco no fortalecimento da agricultura familiar.

As atividades também produziram encaminhamentos para a criação da Aliança Internacional de Organizações Regionais de Agricultores Familiares, para que juntamente com a Associação Asiática e Coprofam, os agricultores (as) familiares possam potencializar a sua representação junto aos fóruns internacionais, em especial no da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, (FAO). A delegação também discutiu com os companheiros africanos os desafios enfrentados pelos agricultores familiares no continente, sobretudo a situação de insegurança alimentar. “Constatamos que existe uma grande dificuldade em implementar políticas públicas diferenciadas para a agricultura familiar e que grande parte dos alimentos não são produzidos no continente, mas importados de outros países, o que eleva os preços dos alimentos e o aumento da pobreza e da fome”, contou.

Outro grave problema enfrentado é em relação a participação e controle social das políticas públicas de modo geral, em especial aquelas direcionadas para a agricultura familiar. Com a aproximação do fim do evento, Alessandra Lunas avaliou que é preciso repensar os programas de cooperação realizados pelo governo brasileiro com os países africanos. “Os relatos que temos é que o acesso à esses programas não chegam nas comunidades”, denuncia.

Outros debates e articulações importantes foram feitas com a Ong Action Aid e Fundação Banco do Brasil, para um projeto de intercâmbio e cooperação entre a sociedade civil e organizações africanas ligadas à agricultura familiar. Também houve uma articulação com a organização Home-FPH da França, sobre a Aliança Terra Cidadã, para buscar fortalecimento de ações conjuntas entre as entidades representativas de agricultores (as) familiares.

Em todas as discussões o Fórum Rural Mundial esteve presente fortalecendo estratégias e dando o suporte necessário para os debates com a tradução e diálogo com os companheiros da África. O saldo geral da participação no Fórum Social Mundial, segundo Lunas, é extremamente positivo e estratégico para a Contag e Coprofam, pelo restabelecimento do diálogo e intensificação da campanha para o estabelecimento do Ano da Agricultura Familiar pela ONU. FONTE: Agência Contag de Notícias - Suzana Campos



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico