O Fórum Internacional sobre a Amazônia (FIA), que está acontecendo de 6 a 9 de junho de 2017, na Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB), está sendo um espaço para a divulgação, produção, intercâmbio de ideias, diálogos, vivências, debate sobre o meio ambiente e reflexões sobre o quadro atual da região Amazônica, traçando cenários e apontando ações de interesses de seus povos, agricultores e agricultoras familiares, populações e comunidades tradicionais.
Para interagir com a sociedade de Brasília e do entorno, foi programada uma Feira com produtos da Amazônia e do entorno de Brasília típicos da agricultura familiar, como azeite e óleo de babaçu, biscoitos, doces, farinha, ervas medicinais, hibisco, manjericão, hortelã, polvilho, artesanato em crochê, artesanato de fibra de buriti, como chapéu, bolsas, porta-batom, porta-moeda, sandálias, rede, entre outros.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) é uma das entidades participantes do FIA e da Feira e convida a todos e todas a conhecerem e prestigiarem os produtos típicos da Região Amazônica, com modelos agroecológicos e valorizando os saberes populares. “Esse espaço é muito importante para a agricultura familiar porque expõe os seus produtos e mostra para a sociedade como um todo que produzimos alimentos saudáveis e orgânicos, além de valorizar a produção de cada comunidade, a sua cultura e quem são os agricultores e agricultoras familiares”, destaca a secretária de Meio Ambiente da Contag, Rosmarí Malheiros.
Hoje (08), simultaneamente à Feira, que acontece nesta quinta-feira o dia inteiro e amanhã até às 12 horas, estão acontecendo as rodas de conversa e a secretária de Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva, também está presente contribuindo com os debates e com os seus saberes.
Uma das rodas de conversa com a participação da CONTAG é a que está tratando da importância dos Solos. O Solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre por fornecer às raízes o suporte ao crescimento. E o objetivo da oficina é explicar a origem dos solos a partir de sua relação com o clima, rocha, relevo e vegetação ao longo do tempo.Portanto, segundo as duas dirigentes da CONTAG, a agricultura familiar precisa compreender a importância dos solos para cuidar e proteger o meio ambiente.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi