O Fórum Permanente de Educação do Campo (Fepec) realiza quinta-feira, a sua primeira reunião de 2008. O encontro, que será realizado às 9 horas, no auditório do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), tem como objetivo definir a agenda de trabalho do grupo para este ano.
"Vamos planejar as nossas ações, tendo como instrumento norteador o capítulo relativo à educação do campo presente no Plano Estadual de Educação (PEE)", conta o gerente de Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Raildo Ferreira. O plano define as metas educacionais para Alagoas até 2015.
Ações - Entre as questões que serão discutidas pelos representantes das 35 instituições que compõe o Fepec está o Programa Saberes da Terra, instituído pelo governo federal e que será implantado em Alagoas neste ano. "Esse programa já existe em 9 estados. Trata-se de um programa educacional voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas séries finais do ensino fundamental, além da qualificação profissional dos moradores do campo", explica Raildo. Aqui no Estado, serão disponibilizadas 1.400 vagas.
Outros pontos que devem ser debatidos e planejados pelo Fórum são a articulação territorial, a escola itinerante e a formação inicial e continuada para educadores do campo. Em relação à articulação territorial, o gerente esclarece que a meta para este ano é implementar os Núcleos Territoriais do Fepec, de acordo com a divisão realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Já o projeto da Escola Itinerante - hoje são oito escolas, distribuídas em diversos acampamentos de Alagoas - deve ser ampliado com a criação de mais quatro unidades de ensino, as quais acompanham os movimentos sociais nos locais onde estes estão acampados.
Fórum - Segundo o assessor técnico da Gerência de Educação do Campo, Wellington Wanderley, uma das principais contribuições do Fórum é fomentar a implementação de políticas públicas. "O Fepec possui núcleos regionais na Bacia Leiteira, Alto e Médio Sertão, Agreste e Zona Norte. A gerência é uma das quatro entidades que gerenciam o fórum", diz, acrescentando que uma vitória importante do Fepec foi a criação de uma disciplina eletiva de Educação do Campo, que será ofertada este ano pela Ufal.
O Fepec objetiva proporcionar o debate das questões relativas aos problemas, soluções, experiências e as especificidades da Educação do Campo, a fim de que a sociedade se conscientize da necessidade de uma escola voltada para este alunado, observando o cumprimento das diretrizes operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Resolução CNE/CEB nº 1, de 01 de abril de 2002).
Além disso, o fórum intenciona propor, fiscalizar e avaliar a execução das ações planejadas; articular outras organizações da sociedade para elaboração de propostas educacionais e fortalecimento da participação da sociedade nas políticas públicas para o setor e acompanhar e avaliar o Plano Estadual de Educação, no que se refere à Educação no campo.
Agência Alagoas FONTE: Gazetaweb ? AL