Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REUNIÃO
Fórum da Previdência tem saldo positivo para rurais
WhatsApp

31 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
reunião

Após oito meses de discussões, o Fórum Nacional de Previdência Social (FNPS) encerrou seus trabalhos nesta quarta-feira (31). O Fórum, de caráter consultivo, discutiu princípios sobre seguridade social e apontou sugestões para uma eventual reforma previdenciária. O relatório com os pontos que obtiveram consenso e aqueles que não foram possíveis chegar a um acordo será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva . A entrega desse documento, no entanto, ainda não tem data marcada.

Questões importantes para a Contag, como a manutenção da previdência rural obtiveram consenso. "Isso foi uma vitória para nós, pois chegamos ao Fórum com fortes críticas, inclusive com pesquisadores que defendiam a extinção da previdência rural. Apresentamos pontos importantes e amadurecemos em toda bancada a importância da previdência rural", comemorou a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas.

O Fórum apontou que a contribuição dos segurados especiais continua de maneira indireta sobre o valor da produção comercializada. A idade mínima para requerer a aposentadoria (mulheres aos 55 anos e homens aos 60 anos) também não sofreu alterações. Mesmo assim, o Fórum admitiu a possibilidade de avaliações periódicas sobre as condições de trabalho rural e a realidade demográfica para avaliar a possibilidade ou não da convergência das idades entre trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos para requerer aposentadoria.

Um ponto importante, que diz respeito tanto a trabalhadores rurais quanto a urbanos, foi a necessidade de se criar alternativas para aumentar a formalização de contratos de trabalho. Como na área rural é comum o trabalho sazonal, o Fórum sugeriu a instituição de mecanismos de contribuição diferenciados para que os assalariados temporários possam ter acesso aos benefícios previdenciários.

Carta - Ao final dos debates, a bancada dos trabalhadores produziu uma carta que reconhece a importância do FNPS como espaço de diálogo entre os diversos atores da sociedade. "A bancada dos trabalhadores, aposentados e pensionistas considera que os esforços deste Fórum devem ter continuidade por meio de um espaço permanente", diz a carta. O documento também aponta princípios importantes que obtiveram consenso e frisa a posição contraria da bancada ao fator previdenciário, ponto em que não foi possível chegar a um acordo.

Mudanças na contabilidade da Previdência Social, criação do Conselho Nacional de Seguridade Social, e desoneração da folha de pagamento foram alguns dos principais apontamentos. O Fórum iniciou seus trabalhos em março e contou com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores e governo.

"Vamos encaminhar o documento final ao presidente Lula e esperar qual será o próximo passo: se o governo vai encaminhar imediatamente um projeto de reforma previdenciária ao Congresso Nacional, ou se esperará", disse o ministro da Previdência, Luiz Marinho. Segundo ele, com a nova forma de se fazer a contabilidade, a Previdência Social tem previsão de sustentabilidade para os próximos 30 anos.

Clique aqui eleia a carta da bancada dos trabalhadores, aposentados epensionistas

Angélica CordovaAgência Contag de Notícias





WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico