ClickRBS
FLORIANÓPOLIS - Desde segunda-feira que fortes chuvas vêm castigando municípios de Santa Catarina. Várias cidades sofrem com alagamentos e em muitas localidades os índices pluviométricos foram equivalentes a um mês de chuvas. Um dos municípios que mais sofrem com as enchentes é Balneário Camburiú. Segundo os dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), foram 140,2mm de água, 89mm somente entre as 6h e 7h da manhã desta terça.
Este número equivale também a 90% da média histórica da região do Vale do Itajaí nos últimos 22 anos. O índice pluviométrico é medido em milímetros e representa a soma da precipitação no espaço de um metro quadrado.
Itajaí também teve um dia quase tão chuvoso quanto sua média mensal. Foram 86 mm de água, quase a metade do que se prevê para um mês inteiro - 156mm.
Além das tempestades, também foi registrado granizo em Turvo, no Sul de Santa Catarina, e um índice acima do normal em Timbé do Sul, na mesma região (79,5 mm). Na Grande Florianópolis, os valores acumulados ficaram em torno de 20 a 35mm.
No Meio-Oeste e Oeste catarinense, o máximo acumulado ficou em torno dos 54mm, e nos Planaltos entre 30 e 40mm.
Os temporais foram provocados por uma frente fria que chegou ao Estado. Os municípios mais atingidos foram Camboriú e Balneário Camboriú. De acordo com o Corpo de Bombeiros, havia, até o fim da manhã desta terça-feira, alagamentos no bairro Monte Alegre e na rótula da Avenida Santa Catarina, em Camboriú, e nos bairros Vila Real, Municípios, Estados e Centro, em Balneário Camboriú.
Segundo a Epagri/Ciram, a frente fria responsável pelos temporais está no Norte de Santa Catarina. FONTE: Globo Online ? RJ