Segue em Anchieta no Espírito Santo até 12 de junho o II módulo do Curso do Projeto de Formação de Lideranças para Gestão Participativa da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas. “O Curso continua em uma linha importante de construção coletiva desde o I módulo, onde temos debatido, levantado diagnósticos de cada uma das nossas regiões do Brasil no que se refere a saúde das populações do campo, floresta e águas. Assim temos entendido o contexto geográfico, cultural, exposição das pessoas em relação os vários tipos de doenças em cada um desses lugares, entre outros pontos relevantes para melhorar a saúde pública prestada aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Nossa expectativa é a partir dos diagnósticos apresentados, incentivar toda população para a necessidade de uma vida saudável com base na agroecologia e alimentação saudável”, destacou o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, que vem acompanhando todas as etapas no curso nas regiões do Brasil.
O Curso tem como objetivos fortalecer o poder popular na radicalização da defesa do SUS, contribuindo para que o MSTTR seja agente no processo de consolidação do SUS no campo, floresta e águas; sensibilizar novos gestores estaduais e trabalhadores/as quanto a compreensão da PNSIPCFA e as reais necessidades de saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores na agricultura; aproximar a prática do discurso do próprio movimento, qualificando a agenda política de defesa do direito à saúde, que é determinada pelo modo de desenvolvimento agrário; facilitar o processo de elaboração de um plano de intervenção para elaboração de estratégias e ações conjuntas entre MSTTR e SUS na implantação da PNSIPCFA; e mobilizar para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, identificando demandas e agenda política estratégica para a participação do MSTTR.
A partir do II Módulo do Curso será Elaborado um plano de intervenção por Estado, com definição de estratégias e ações conjuntas entre MSTTR e gestão/serviços do SUS, contribuindo para a implementação da PNSIPCFA. O Plano deverá contemplar dois desafios. Primeiro, facilitar o processo de implementação do Plano de Trabalho elaborado pelo comitê gestor do Acordo de Cooperação 007/11 entre Contag e MS. Segundo, contemplar nos planos a definição de estratégias para a formação de conselheiros conselheiras de saúde em cada estado.
MÓDULOS
Vale ressaltar que o curso já aconteceu no Nordeste, Centro-Oeste, e depois do Sudeste será realizado no Sul e Norte do Brasil.
CONSTRUÇÃO DE VÍDEO
Para fortalecer ainda mais a visibilidade deste importante debate para melhorar o atendimento em saúde para as populações rurais, a CONTAG, através de Secretaria de Políticas Sociais, está construído um vídeo especial sobre o debate do tema. No Espírito Santo, quem faz o registro das imagens é o cinegrafista, fotógrafo e editor de imagens da CONTAG, César Ramos. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes