Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Formada turma dos cursos do PRONATEC CAMPO
WhatsApp

30 de Novembro de 2015


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo

Depois de meses de esforço e garra, cerca de 100 alunos e alunas do PRONATEC CAMPO, receberam nesta segunda - feira (30), no CESIR CONTAG, em Brasília-DF, seus certificados de formação inicial e continuada preparatórios para os cursos técnicos de Agroindústria, Cooperativismo, Serviços Públicos, FIC Espanhol básico e operador de computadores, resultados da parceria firmada entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (CONTAG) e o Instituto Federal de Brasília –IFB.

Após a entrega dos certificados os alunos e alunas aproveitaram para homenagear os representantes da CONTAG e IFB, pelo incentivo que receberam ao longo dos módulos.

“Queremos prestar homenagem a cada um de vocês, que contribuíram diretamente para a formação de nosso caráter e profissionalismo. Hoje estamos mais fortalecidos e capacitados para desenvolver atividades nas nossas comunidades. Esperamos assim, honrar cada um (a) de vocês através dos frutos que colheremos ”, destacou aluna Mª Helena.

Os professores e professoras também foram reconhecidos.

“Vocês compartilharam suas experiências de vida e nos deram apoio nas horas difíceis dessa caminhada. Das mais variadas formas, dedicaram-se a nos transmitir uma das maiores virtudes que se pode ter: o conhecimento. Suas atitudes, ensinamentos, exemplos e incentivos, colaboraram para que fôssemos além dos nossos limites e medos”, destacou a aluna Regina Gomes da Silva.

Depois de agradecer todos e todas que contribuíram com o Pronatec Campo, o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, reforçou o compromisso de cada estudante para chegar até a formatura.

“Vocês são heróis e heroínas. Hoje vocês estão concluindo a primeira de muitas etapas que ainda virão. Esperamos que vocês possam contribuir além do lugar onde vocês vivem. É preciso que vocês entrem para dentro dos nossos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e fortaleçam ainda mais a nossa luta”, afirmou.

Palavras que também foram reforçadas pelo presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

“Precisamos de vocês no Movimento, na implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), pois o Projeto que defendemos sofre constantes ameaças do Agronegócio e suas Grandes Empresas, que presam pela monocultura, com a aplicação de venenos, sem respeitar o meio ambiente e muito menos os povos do meio rural. Assim, convidamos vocês a lutar pelo avanço do PADRSS, como único Projeto capaz de garantir aos povos do campo, floresta e águas, a preservação da agrobiodiversidade, da cultura, da identidade das comunidades tradicionais, entre outras características”, afirmou.

Ultimo a fazer sua fala oficial, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), professor Wilson Conciani, enalteceu a parceria entre a CONTAG e o IFM, e afirmou que há possibilidade de novas turmas. “Fomos nos adequando ao longo do processo aos moldes da educação do campo direcionados pela CONTAG. O resultado é esse aqui, que muito nos emociona. Trabalharemos para que novas turmas aconteçam a partir da parceira entre o IFB e CONTAG”, destacou.

Além de amigos e familiares presentes, também compareceram na cerimônia, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino; o secretário de Finanças e Administração da Confederação, Aristides Santos; o secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier; a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas; a secretária de Juventude da Confederação, Mazé Morais; e representantes das Federações que tinham alunos e alunas nos cursos (Goiás, Minas Gerais, Piauí, Tocantins, Bahia, Distrito Federal e entorno). E ainda representantes do MDA, INCRA e IFB.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico