Depois de meses de esforço e garra, cerca de 100 alunos e alunas do PRONATEC CAMPO, receberam nesta segunda - feira (30), no CESIR CONTAG, em Brasília-DF, seus certificados de formação inicial e continuada preparatórios para os cursos técnicos de Agroindústria, Cooperativismo, Serviços Públicos, FIC Espanhol básico e operador de computadores, resultados da parceria firmada entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (CONTAG) e o Instituto Federal de Brasília –IFB.
Após a entrega dos certificados os alunos e alunas aproveitaram para homenagear os representantes da CONTAG e IFB, pelo incentivo que receberam ao longo dos módulos.
“Queremos prestar homenagem a cada um de vocês, que contribuíram diretamente para a formação de nosso caráter e profissionalismo. Hoje estamos mais fortalecidos e capacitados para desenvolver atividades nas nossas comunidades. Esperamos assim, honrar cada um (a) de vocês através dos frutos que colheremos ”, destacou aluna Mª Helena.
Os professores e professoras também foram reconhecidos.
“Vocês compartilharam suas experiências de vida e nos deram apoio nas horas difíceis dessa caminhada. Das mais variadas formas, dedicaram-se a nos transmitir uma das maiores virtudes que se pode ter: o conhecimento. Suas atitudes, ensinamentos, exemplos e incentivos, colaboraram para que fôssemos além dos nossos limites e medos”, destacou a aluna Regina Gomes da Silva.
Depois de agradecer todos e todas que contribuíram com o Pronatec Campo, o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, reforçou o compromisso de cada estudante para chegar até a formatura.
“Vocês são heróis e heroínas. Hoje vocês estão concluindo a primeira de muitas etapas que ainda virão. Esperamos que vocês possam contribuir além do lugar onde vocês vivem. É preciso que vocês entrem para dentro dos nossos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e fortaleçam ainda mais a nossa luta”, afirmou.
Palavras que também foram reforçadas pelo presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.
“Precisamos de vocês no Movimento, na implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), pois o Projeto que defendemos sofre constantes ameaças do Agronegócio e suas Grandes Empresas, que presam pela monocultura, com a aplicação de venenos, sem respeitar o meio ambiente e muito menos os povos do meio rural. Assim, convidamos vocês a lutar pelo avanço do PADRSS, como único Projeto capaz de garantir aos povos do campo, floresta e águas, a preservação da agrobiodiversidade, da cultura, da identidade das comunidades tradicionais, entre outras características”, afirmou.
Ultimo a fazer sua fala oficial, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), professor Wilson Conciani, enalteceu a parceria entre a CONTAG e o IFM, e afirmou que há possibilidade de novas turmas. “Fomos nos adequando ao longo do processo aos moldes da educação do campo direcionados pela CONTAG. O resultado é esse aqui, que muito nos emociona. Trabalharemos para que novas turmas aconteçam a partir da parceira entre o IFB e CONTAG”, destacou.
Além de amigos e familiares presentes, também compareceram na cerimônia, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino; o secretário de Finanças e Administração da Confederação, Aristides Santos; o secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier; a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas; a secretária de Juventude da Confederação, Mazé Morais; e representantes das Federações que tinham alunos e alunas nos cursos (Goiás, Minas Gerais, Piauí, Tocantins, Bahia, Distrito Federal e entorno). E ainda representantes do MDA, INCRA e IFB.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes