Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICAS SOCIAIS
Formada a primeira turma de Licenciatura em Educação do Campo no Sergipe
WhatsApp

12 de Junho de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
políticas sociais

A CONTAG, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (FETASE) e outros movimentos sociais comemoram a formatura da primeira turma em Licenciatura em Educação do Campo no estado. Esta foi uma parceria da Universidade Federal de Sergipe com as organizações, em especial a FETASE, onde 45 pessoas, entre dirigentes da Federação, do MST, do MPA, do MAB, quilombolas e professores da rede estadual, conseguiram concluir o curso. A colação de grau ocorreu na última sexta-feira, 7 de junho, na Universidade.

Lúcia Moura, secretária da Terceira Idade da CONTAG, acompanhou essa turma desde o início. Em 2008, quando as aulas iniciaram, a dirigente era a presidente da FETASE. “Na época, para nós, foi um desafio. Primeiro, porque tínhamos que selecionar pessoas do campo. Depois, a trajetória desse curso se deu com uma dificuldade enorme, de estrutura e financeira.” Lúcia diz que parte dos estudos foi concluída dentro do Centro de Formação da FETASE e outra na Universidade. “Estar acomodando as atividades da licenciatura foi uma conquista enorme para nós. Mas, na ocasião, era um desafio. Então, a formatura desta turma é uma vitória.”

Segundo Sirley Ferreira dos Santos, secretária de Jovens Trabalhadores(as) Rurais da FETASE e uma das formadas, o curso funcionou nos moldes da Pedagogia da Alternância, ou seja, os módulos eram divididos em períodos no Centro Acadêmico e outros em pesquisas nas comunidades rurais. “Mesmo com a falta de recursos, a FETASE e os outros movimentos contribuíram para que o curso continuasse. Vencemos através da união”, reconhece. Sirley completa que será marcada uma nova data para realizar uma cerimônia, mais precisamente uma “aula da saudade”, com a presença de todas as entidades que apoiaram a turma. “Agora, temos como desafio fortalecer e ampliar essa rede de educadores(as) que pensam a educação nos moldes da educação do campo. Queremos incluir nesse debate os gestores e a universidade para que incorporem essa política no seu cronograma”, espera.

De acordo com José Wilson, secretário de Políticas Sociais da CONTAG, a Licenciatura em Educação do Campo é resultado de um intenso processo de negociação da CONTAG e FETAGs junto ao Ministério da Educação (MEC). “A partir desse diálogo, algumas universidades aceitaram abrir o curso. Mesmo assim, houve enormes dificuldades na sua implementação, pois às vezes o repasse atrasava. Nesse problema do repasse, a federação foi determinante para que o curso tivesse continuidade. A FETASE trouxe os alunos para dentro da Federação, garantiu hospedagem, no primeiro momento garantiu também alimentação, tudo para que o curso continuasse. Então, para nós, é uma vitória.” O dirigente informa que há cursos funcionando em outros estados. “Por isso, o caso de Sergipe é uma referência e precisamos reforçar esta iniciativa cada vez mais. Como resultado das negociações do Grito da Terra Brasil 2013, o MEC anunciou a abertura de 43 cursos de Licenciatura em Educação do Campo, o que representará a formação de cerca de 15 mil jovens e lideranças sindicais e sociais nos próximos três anos em todo o país.” FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico