Começou ontem (4) a primeira etapa do segundo módulo do Curso Nacional de Transformação Político-Sindical da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). Com o tema "Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário", o curso é voltado para lideranças, dirigentes e assessores do sistema Contag. Ao todo, são 115 participantes que ficarão em Brasília até 15 de agosto, dia do encerramento da primeira etapa.
De acordo com a secretária de Formação e Organização Sindical da Contag, Raimunda de Mascena, o objetivo das aulas é a formação de educadores populares para o campo. Ontem, os alunos participaram de dinâmicas de integração, conheceram a programação das atividades e dividiram as equipes que atuarão durantes os 15 dias do curso.
Na programação estão previstas palestras e a discussão de vários temas, como as diversas formas de organização do trabalho no campo, tendências e estratégias de desenvolvimento rural, modo de produção nos sistemas da sociedade, a participação dos movimentos sociais e a relação com o Estado, entre outros.
Para refletir sobre esses assuntos com os participantes do curso, foram convidados especialistas como o sociólogo e mestre em Educação, Antenor Lima; a economista e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar; a psicóloga Nalu Faria e a pedagoga, psicóloga, doutoranda em Educação e professora da UnB, Socorro Silva.
Participantes - Dos 115 participantes do Curso Nacional de Transformação Político-Sindical da Enfoc que estão em Brasília, 53% são mulheres e 47% homens, com idades entre 19 e 61 anos. Alguns têm mais de 25 anos de ligação com o MSTTR. FONTE: Cileia Pontes