Em 3 de maio, sexta-feira passada, foram iniciados os Cursos Regionais de Formação Política com expectativa de envolvimento de 280 trabalhadores e trabalhadoras rurais (lideranças de base, diretores/as de Federações e Sindicatos) e assessores/as do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Integram as turmas regionais os educandos e educandas da 4ª turma nacional e mais seis novos participantes de cada estado, indicados pelas Federações.
As turmas do Sul e Centro-Oeste foram as primeiras a iniciar as atividades. Cada curso será realizado em três módulos, com sete dias cada. Os temas centrais dos primeiros módulos são: campo, sujeito e identidade, projetos de desenvolvimento em disputa com abordagens sobre Estado, sociedade e ideologia, apoiadas na prática sindical dos participantes e no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).
O curso é estruturado a partir do eixo “Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – DRSS” e com base nos referenciais - Política Nacional de Formação (PNF), Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e Projeto Político Pedagógico (PPP), são definidos os temas, conteúdos, abordagens e as vivências metodológicas que auxiliam na construção coletivo do conhecimento e na autocrítica sobre prática sindical.
Segundo Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, este momento é de muita satisfação “a cada nova turma mais lideranças, dirigentes e assessores do movimento são desafiados/as a integrarem a Rede de Educadores e Educadoras Popular da ENFOC, assumindo uma estratégia de formação política, que tem como base o respeito e reconhecimento da diversidade dos sujeitos do campo. Compreendemos que a busca por igualdade, respeito e dignidade tem que ser uma luta de todos/as”. O dirigente disse ainda: “Para nós, quanto mais dirigentes conscientes do seu papel na construção de uma sociedade mais solidária, mais o MSTTR terá condições de fazer o enfrentamento necessário e alcançar este objetivo”. FONTE: Assessoria da Secretaria de Formação e Organização Sindical