Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Formação para agricultores(as) é pauta de reunião entre CONTAG e ministro da Educação
WhatsApp

26 de Setembro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo

Apoio do governo para a formação de agricultores e agricultoras familiares foi o principal assunto discutido hoje pela CONTAG com o ministro da Educação Henrique Paim, em reunião realizada nesta manhã. A CONTAG foi representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais William Clementino, os secretários José Wilson Gonçalves e David Wylkerson, de Políticas Sociais e Política Agrária, respectivamente, além da assessoria e o secretário Romildo Assis, do sindicato de Itaberaí que compareceu representando a Federação do Goiás (FETAEG). Além deles, participaram também a equipe executiva do Ministério, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Afonso Valle, e João Denes Ferraz, agricultor familiar formado na primeira turma de Direito do PRONERA.

O grupo levou para a mesa três pontos da luta pela educação do campo: a continuidade da obra do Centro de Formação de Caldas Novas, o pedido de novas turmas do curso de Direito para assentados(as) e agricultores(as) familiares e as demandas do Pronatec Campo.

O Centro de Formação de Caldas Novas já é uma demanda que há oito anos aguarda conclusão. Trata-se de uma obra em uma área pertencente à UFG, cedida por Furnas após a conclusão de uma grande obra na região. A ideia é utilizar o espaço para a construção de um campus que tenha cursos superiores e profissionalizantes para a comunidade rural da região, mas uma série de contratempos tem impedido a conclusão do projeto nos últimos anos. A CONTAG pediu que o ministro reafirmasse o compromisso de continuar investindo na reforma do Centro, como um passo importante para a educação rural no Goiás, ao que ele respondeu que o Ministério continuará apoiando as reformas necessárias para a conclusão da obra.

A outra demanda foi a continuidade do projeto de turmas de ensino superior para agricultores familiares, assim como acontece com o Pronera, programa coordenado pelo Incra para a formação de assentados da reforma agrária que dá prioridade a esse público, abrindo poucas vagas para agricultores(as). João Denes falou sobre a sua experiência e como este programa ajudou a mudar sua vida e a da comunidade em que vive e hoje atua como advogado, e afirmou que vai continuar acompanhando o programa para que mais jovens tenham uma oportunidade como a dele. “O que queremos é o entendimento do MEC para que programas como o PRONERA continuem existindo e sejam flexíveis para atingir todo o tipo de público rural, e que dessa forma o Ministério ajude a financiar esses cursos” ressaltou José Wilson. O reitor Orlando Valle afirmou que há interesse e disposição da UFG em abrir uma segunda turma de direito.

Por último, a CONTAG abordou a pauta que já foi levada outras vezes ao MEC, inclusive no último Grito da Terra Brasil, que trata de ajustes no PRONATEC Campo para que ele atenda de fato o público rural de acordo com a realidade desse povo e ambiente, que possui várias diferenças com o meio urbano e necessita de metodologias e pedagogias específicas. “Precisamos dialogar sobre as condições, modelo pedagógico e concepção de um formato que dê conta de atender os sujeitos do campo na profissionalização no ensino técnico”, destacou Willian Clementino, ao abordar o tema.

Paim reconheceu a necessidade de implantar mudanças. “Na avaliação do Prpnatec 1 identificamos o problema de atendimento ao campo. Precisamos a relação do ministérios com as instituições formadoras. Ele será mantido para atender um público específico, e vamos aprofundar para que o institutos e redes federais possam fazer isso, então é possível fazermos essas melhorias”, garantiu.

“O Brasil tem uma dívida com a educação do campo, tanto a básica quanto a fundamental e a superior. É muito importante esse diálogo com a CONTAG, para continuarmos avançando e atendendo a base, como buscam os programas de educação do governo”, finalizou o ministro. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico