Nesta quarta-feira (29), a CONTAG através da sua Secretaria de Política Agrária realiza mais um Encontro Estadual de Reforma Agrária/Oficina de Formação e Capacitação para Acesso a Terra e Política de Permanência no Campo. Desta vez o Encontro/Oficina proporciona uma conversa direta entre assentados(as) e acampados(as) da reforma agrária dos municípios de Minas Gerais que são atendidos pela Superintendência do INCRA - Distrito Federal (SR 28). Na pauta estão: a obtenção de terras, ou seja, as áreas que serão adquiridas para criar os Projetos de Assentamentos e também um diálogo sobre o Desenvolvimento, tendo como foco a infraestrutura dos Assentamentos.
Vale destacar que este é o segundo Encontro/Oficina em Minas Gerais. O primeiro atendeu trabalhadores(as) rurais dos municípios do estado atendidos(as) pela Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Belo Horizonte. Após receberem as demandas, os representantes do Incra devem se comprometer em dar resposta a pauta apresentada pelos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Cabendo a CONTAG, as Federações e aos Sindicatos monitorarem todos os compromissos acordados e assumidos pelos órgãos fundiários.
AGENDA DAS OFICINAS Ao todo, a CONTAG viabilizará 27 Oficinas nas cinco regiões do Brasil. Até agora já foram realizadas nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Roraima, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará (Belém - Santarém), Pernambuco, Bahia e Minas Gerais (Belo Horizonte). As próximas acontecerão nos estados de Sergipe, Amapá, Paraná, Distrito Federal, Maranhão, Rondônia, Alagoas, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pará (Marabá). FONTE: Comunicação CONTAG