Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Formação de Jovens no Paraná apresenta exemplos de sucessão rural e incentiva à participação política e sindical
WhatsApp

25 de Outubro de 2017


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural



Uma parceria entre a FETAEP, os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Emater e Senar originou no projeto CAMPOJOVEM, que é uma formação para a juventude rural focada em três temas: Sucessão Rural, Fortalecimento da Agricultura Familiar e Políticas Públicas adequadas para a juventude. Dentro desses temas, também são trabalhados o histórico das lutas e conquistas do movimento sindical, os desafios que estão colocados para todos e todas, alternativas de geração de renda para viabilizar as pequenas propriedades, a diversificação da produção, são planejadas visitas técnicas, e debatem a questão política, onde incentivam que a juventude rural ocupe os diversos espaços políticos da sociedade para ampliar a representação da agricultura familiar nos âmbitos local, estadual e federal.

O CAMPOJOVEM já está na sua oitava rodada de formação regional, de um total de dez. Nos dias 24 e 25 de outubro, o município de Toledo recebeu cerca de 50 jovens da Região Oeste do Paraná. Já são mais de 400 jovens atingidos pelo projeto e a expectativa da FETAEP é que, até o décimo encontro, alcance mais de 500 em todo o estado. “Sabemos que os(as) jovens têm anseios e vontades diferentes, muitas vezes por falta de alternativas e até mesmo por falta de conhecimento e acabam deixando o meio rural. Então, com processos formativos nessa linha do CAMPOJOVEM, levamos conhecimento para essa juventude e mostramos os exemplos de sucessão rural, mostrando que a vida no campo é boa sim”, destaca a coordenadora regional de Juventude, Catriny Marieli de Oliveira.

“Estamos construindo uma história com o CAMPOJOVEM na linha de formação de jovens lideranças sindicais, políticas e como agricultores consolidados num futuro próximo. Nesta regional, são mais de 50 jovens participando e uma juventude que veio com vontade de assumir compromissos, querendo aprender para levar conhecimento para as suas comunidades”, avalia o secretário de Política Agrária e Juventude da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos. O dirigente da Federação do Paraná também destacou empenho de toda a Comissão Estadual de Jovens do Paraná, o que está resultando no sucesso no CAMPOJOVEM. “Temos muitos sindicatos sem participação de jovens na Diretoria, sem cumprir cota e o CAMPOJOVEM vem com esse intuito de descobrir e formar lideranças jovens para fortalecer ainda mais o nosso movimento sindical”, ressalta.

Além da abertura política e do resgate das ações da Secretaria de Juventude, o primeiro dia da formação contou com uma fala do Alexandre sobre a estrutura e o papel do MSTTR e sobre o Programa Jovem Saber. À tarde foi feita uma visita técnica à propriedade rural de Carlito Michelon “Rancho Fundo”, especializada em Turismo Rural, Artesanato e Agroindústria Familiar. No final da tarde foi feito um diálogo pedagógico para refletir e trocar experiências e impressões sobre a visita técnica.



Nesta quarta-feira, pela manhã, foi realizado um painel sobre Alternativas de Renda em Pequenas Unidades Produtivas e Homeopatia como redução de custos nas atividades agropecuárias. Os painelistas foram Gelson Hein, médico veterinário e coordenador regional de Pecuária da Emater de Toledo; e Nelson Luiz Kunzler, técnico agropecuário da Emater de Quatro Pontes; e Márcia Vargas Toledo, engenheira agrônoma da Emater de Marechal Cândido Rondon.

Também houve um resgate histórico do Desenvolvimento da Agricultura Familiar e perspectivas para o futuro, e um momento para firmar compromissos com os(as) participantes da Formação CAMPOJOVEM sobre o Planejamento Estratégico para a consolidação do objetivo geral do Projeto. O encontro foi encerrado com o almoço.

A secretária nacional de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto, participou dessa oitava rodada de formação do CAMPOJOVEM, fazendo uma análise da conjuntura política e econômica brasileira e parabenizou a todos(as) envolvidos(as) pela iniciativa. “Participar dessa formação do CAMPOJOVEM está sendo muito importante porque estão trazendo uma retrospectiva de quando começou a luta do movimento sindical, a trajetória de lutas e conquistas, fazendo formação com a juventude, trazendo forte o tema da Sucessão Rural, mostrando para os(as) jovens que podemos permanecer no campo com qualidade de vida, com vida digna e saudável. Participei com eles da visita pedagógica de turismo rural, dos pais trabalhando com filhos, mostrando que é possível sim a sucessão rural. É um modelo de formação de jovens. Foi uma grande experiência. Parabéns a todos!”, relata Mônica.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico