Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FORÇA NACIONAL CHEGA AO PARÁ
Força Nacional chega ao Pará
WhatsApp

25 de Fevereiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
força nacional chega ao pará

Edson Luiz

Da equipe do Correio

Cerca de 230 homens da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública começam a ocupar diversas áreas no município de Tailândia, no Pará, onde fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam mais de 15 mil metros cúbicos de madeira extraídas ilegalmente. Na semana passada, madeireiros protestaram na cidade contra a ação do governo, insuflando a população contra os policiais militares que davam respaldo aos fiscais. Este foi um dos principais motivos que levaram a PF a transferir um grande efetivo para o município, iniciando a Operação Arco de Fogo, desencadeada para combater crimes ambientais em 11 áreas do Norte e Centro-Oeste do país.

As ações em Tailândia serão comandadas diretamente pelo delegado Daniel Sampaio, coordenador-geral de Defesa Institucional da PF e responsável pela operação, e que já está na região desde ontem. A Polícia Federal vai dar segurança aos fiscais do Ibama, que hoje já contam com a proteção de 200 policiais militares que foram enviados ao município depois dos incidentes da semana passada. Além disso, a PF vai começar a fiscalizar cerca de 130 serrarias para verificar a procedência da madeira. Ontem, recomeçou a retirada de toras apreendidas pelo Ibama, que lotaram 16 carretas com 205 metros cúbicos.

A Polícia Federal não tem data para sair da região, assim como de outros 10 pontos onde estão sendo instaladas bases da Operação Arco do Fogo, que terá como foco os estados de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Pará. A intenção é fazer um cerco na área onde existe uma maior concentração de derrubadas. No início do mês, imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectaram um avanço na devastação, o que levou o governo a antecipar uma ação contra os crimes ambientais. A Operação Arco do Fogo estava prevista para acontecer somente nos próximos meses.

Na região de Tailândia, o Ibama estima que pelo menos 70% da madeira que movimenta a economia local tenha origem ilegal, fato negado pelos empresários do ramo na cidade. Para pressionar as autoridades federais e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), a encerrar a repressão, as serrarias ameaçam demitir até 15 mil empregados, além de ingressarem com ações na Justiça para recuperar as toras apreendidas nos últimos dias. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) calcula que haja pelo menos 50 mil metros cúbicos de madeira em cerca de 150 estabelecimentos existentes da área próximo ao município.

Governadora quer ajuda

A governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT), diz que seu estado não pode pagar sozinho o preço do combate ao desmatamento no Pará, que chega, segundo ela, a R$ 2 bilhões ao ano, o equivalente a 7% do PIB estadual. Carepa pretende pedir ajuda ao governo federal e espera se reunir com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para apresentar a ela quanto custa proteger a floresta. Segundo a governadora, só em ações de fiscalização e retirada de madeira, iguais a que está ocorrendo em Tailândia, são gastos R$ 50 milhões por ano. "Não queremos destruir a economia do estado. Por isso, alguém tem que pagar a conta", diz.

Outra preocupação do governo paraense é a criação de alternativas econômicas para a população das cidades que hoje vivem da extração da madeira. Carepa diz que pretende levar a esses municípios ações sociais de capacitação profissional, incentivo à agricultura familiar e cursos de formação de fiscais ambientais. A idéia é apresentar às pessoas uma alternativa à ilegalidade.

Carepa sabe que a estratégia é fundamental para que o combate ao desmatamento seja bem sucedido. Dependente do trabalho da extração, a população pode ser facilmente manipulada. "A reação das pessoas em Tailândia (terça-feira passada) foi incentivada por madeireiros inescrupulosos. Foi distribuída cachaça na cidade. Tratou-se de uma tentativa de intimidar o Estado, mas não vamos nos deixar intimidar. É questão de honra", avisa. FONTE: Correio Braziliense ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico