Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
FONEC reúne representações de todo o país em seminário nacional de Educação do Campo
WhatsApp

16 de Agosto de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo

O Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC) promove de 15 a 17 de agosto de 2012 o Seminário Nacional de Educação do Campo, que acontece no auditório Margarida Maria Alves, na Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), em Brasília. O evento pretende fazer uma reflexão sobre a situação da Educação do Campo e sua trajetória histórica e política, unificando a leitura dos desafios postos especialmente aos movimentos e organizações sociais e sindicais, além de construir uma estratégia de articulação e mobilização do FONEC em âmbito nacional, estadual e municipal.

A abertura política contou com representações da CONTAG, Via Campesina, Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), Rede CEFFAS (Centros Familiares de Formação por Alternância), das Instituições de Ensino Superior e do deputado federal Padre João (PT-MG). A Confederação foi representada pelo secretário de Políticas Sociais, José Wilson, e pela vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas.

José Wilson destaca que esse seminário é um exemplo de unidade entre os movimentos sociais, que assimilaram que sozinhos não conseguem avançar tanto. “A CONTAG teve muitos momentos de fortalecimento, como no Grito da Terra Brasil, na Marcha das Margaridas, no Festival Nacional da Juventude Rural, dentre outros. Mas, avaliamos que avançamos pouco na área da educação. Nesse sentido, entendemos que é preciso haver essa união”, explica.

Por esse e outros motivos, o dirigente acredita que o FONEC será o espaço que fortalecerá essa articulação. “Mas, para isso, o Fórum deve ser consolidado para dar voz aos movimentos que o compõe”, defende.

Já Alessandra Lunas afirma que são muitos os desafios na política de educação do campo. “Um deles é como fazer a sociedade compreender as especificidades do campo. Por isso, esse seminário é extremamente importante para fortalecer a nossa luta pela implementação de um modelo de educação dentro da realidade das populações do campo, das águas e das florestas”, destaca.

Os dois diretores da CONTAG lembraram também da formatura da turma especial de Direito dos Beneficiários da Reforma Agrária e Agricultores Familiares Tradicionais, realizada em 11 de agosto, na Cidade de Goiás/GO. Para a Confederação, representa uma conquista da categoria trabalhadora rural e um momento de superação da distância que existe entre a comunidade acadêmica e as populações rurais e sua diversidade.

Ainda na abertura política, a maioria das lideranças presentes concordou que o grande desafio dessa luta da educação do campo é garantir que os sujeitos do campo sejam reconhecidos como diferentes. No primeiro dia, além da abertura, houve uma introdução aos debates e trabalho em grupo sobre o panorama da Educação do Campo nos estados e regiões. No período da tarde estão programadas uma plenária de socialização das sínteses do debate realizado nos grupos e uma exposição com o tema “O campo brasileiro hoje e os projetos de desenvolvimento em confronto”.

Para o segundo dia foi planejado um painel que tratará da Educação Brasileira e desafios para a Educação do Campo, além do balanço de uma década e meia da Educação do Campo. Também está na programação a exposição do documento preliminar para os debates, bem como um trabalho de grupo para aprofundamento da análise para a construção de estratégias de atuação política na Educação do Campo e apresentação de publicações sobre essa temática.

No último dia, 17 de agosto, será apresentada a síntese do trabalho em grupo e acontecerá outra atividade coletiva para definição de estratégias de atuação política e fortalecimento da organicidade do FONEC e plenária final para socialização das discussões dos grupos e encaminhamentos finais do seminário. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico